Após calorão: região de Piracicaba tem alerta amarelo para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h


Previsão ocorre após cidades ultrapassarem os 34ºC de máxima. Veja previsão para esta sexta-feira (29). Quinta-feira deve ser com pancadas de chuva em Campinas e região; veja por cidade
Após calorão, com temperaturas máximas de até 35ºC, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de possibilidade de chuvas intensas nas 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba e região entre às 15h desta quinta-feira (28) e 10h de sexta (29).
De acordo com o Climatempo, a influência de um sistema de alta pressão atmosférica na última semana de novembro sobre a Região Sudeste reduziu a umidade, a nebulosidade e as condições para a chuva em todo estado de São Paulo.
“A temperatura vai subir mais nesta quinta-feira em todo o estado de São Paulo, mas a partir de sexta o calor diminui com o aumento da nebulosidade e da chuva”, aponta.
Região de Piracicaba tem alerta amarelo de perigo para chuvas intensas
Reprodução/Inmet
🌧️🎐No alerta do Inmet, há previsão de volume de chuvas de até 50 milímetros por dia, com chances de ventos de até 60 quilômetros por hora e possibilidades de queda de granizo. – Veja detalhes e orientações de segurança, abaixo.
Em Piracicaba (SP), a previsão indica temperaturas mínimas em 17ºC e máximas 35ºC na cidade, nesta quinta-feira (28), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. (Inmet). Há indicação de formação de nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
📲 Participe do Canal do g1 Piracicaba e região no WhatsApp
Nesta sexta-feira (29), os termômetros devem marcar entre 23ºC e 34ºC em Piracicaba, conforme o Instituto.
☀️Em Limeira (SP), a previsão é de mínimas de 21ºC e máximas de 34ºC nesta quinta-feira (28). Na sexta-feira (29), as temperaturas devem ficar entre 23ºC e 32ºC, segundo o Inmet.
🌧️A cidade deve ter cerca de 12 milímetros.
Frente fria traz chuvas a região de Piracicaba durante o feriado prolongado da Proclamação da República.
Claudia Assencio/g1
Fim de semana
O tempo ficará mais instável na sexta e no fim de semana. Há risco de raios, de fortes rajadas de vento e de temporais, com muita chuva em curto período.
“A sexta-feira e o fim de semana serão dias abafados e mais instáveis, com maior propensão para chuva. As pancadas de chuva podem ocorrer também pela manhã, mas se intensificam e ocorrem de forma generalizada durante a tarde e à noite. O estado de São Paulo terá períodos com sol, mas sempre junto de muitas nuvens”, de acordo com previsão do Climatempo.
Nuvens na região central de Piracicaba nesta quinta-feira (28).
Claudia Assencio/g1
🎐Cavados
Segundo o professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade, o “cavado” é um sistema atmosférico de baixa pressão que pode ou não estar associado a frente fria.
De acordo com o professor, os “cavados”, por serem zonas de baixa pressão, trazem bastante vapor d’água e causam chuva.
Apesar do nome pouco conhecido do público, os cavados são eventos comuns na meteorologia, ocorrem ao longo de vários meses do ano.
Chuvas em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
🌧️Previsão do tempo
Veja previsão do tempo, segundo Inmet, para Piracicaba (SP), Limeira (SP), Santa Bárbara (SP), Capivari (SP) e demais cidades para sexta-feira (29):
Piracicaba
Mínimas 23ºC
Máximas 34ºC
Umidade mínima do ar em 40%
Limeira
Mínimas 23ºC
Máximas 32ºC
Umidade mínima do ar em 70%
Recomendações de segurança
⛈️🎐Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
📲🔌Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
👨‍🚒 ☎️Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Confira as recomendações da Defesa Civil:
Evite lugares abertos, como praias, parques, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.