Nova ETA irá transformar Potim e impulsionará o desenvolvimento


Fruto da Concessionária Águas de Potim, água potável é mais um dos atrativos da cidade INSTITUCIONAL SOBRE A CELEBRAÇÃO DA INAUGURAÇÃO E DO INÍCIO DO PERÍODO DE TESTES DA ETA EM POTIM.
Com a inauguração e o início do período de testes da nova ETA, Potim avança no desenvolvimento e agora conta com a sua primeira Estação de Tratamento de Água (ETA), uma referência para a região, capaz de tratar até cinco milhões de litros por dia.
Há pouco tempo, a cidade dependia parcialmente do fornecimento de água da vizinha Aparecida e tinha que lidar com os poços locais contendo índices preocupantes de amônia, assim foi por décadas.
Mas a realidade agora é bem diferente, Potim está prestes a se tornar autossuficiente quando o assunto é água, elevando o município a um novo patamar econômico e social.
“A chegada da ETA é um marco no desenvolvimento. Com água de qualidade, poderemos atrair indústrias, empresas, empregos, loteamentos e, principalmente, proporcionar qualidade de vida à população”, destaca a prefeita Érica Soler.
CELEBRAÇÃO DA INAUGURAÇÃO E DO INÍCIO DO PERÍODO DE TESTES DA ETA POTIM
Divulgação
Onde antes existia um reservatório numa área com lixo ao redor e vandalizado, agora existe uma moderna estação, ou seja, falta d’água virou um assunto do passado.
IMAGEM ANTIGA DO RESERVATÓRIO CENTRAL DE POTIM
VANDER FILHO
A nova estação compacta emprega métodos eficientes e de filtragem rápida no tratamento d’água, entre eles: coagulação, floculação, decantação, filtragem e a desinfecção visando a potabilidade e o atendimento das legislações vigentes, em especial a Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021.
A sustentabilidade não ficou de fora e se tornou o ponto central, já que o sistema consegue reaproveitar cerca de 330 mil litros de água por dia resultantes da limpeza dos filtros. Isso poupa o Rio Paraíba do Sul em cerca de dez milhões de litros mensalmente, beneficiando as cidades em seu curso.
NOVA CAPTAÇÃO DE ÁGUA BRUTA – RIO PARAÍBA DO SUL – POTIM
VANDER FILHO
No aspecto econômico, a certeza em ter água na torneira faz toda a diferença, podendo atrair novas empresas, empregos e estimular o setor imobiliário, que hoje já conta com mais de 2.700 novos lotes.
ETA 1 – A NOVA ETA DE POTIM
VANDER FILHO
Eustáquio Paiva, coordenador da Concessionária Águas de Potim, ressalta a importância da água para o progresso: “Entramos no período de testes em nossa operação e o acompanhamento dos resultados de eficiência, com isso, em breve, após a análise e validação desses dados oficiais, poderemos integrar a nova ETA no sistema de abastecimento. Estamos em ritmo de contagem regressiva.”
Fernando Evanyr, diretor de novos negócios da Terracom Saneamento, reforça a relevância estratégica da ETA: “Não é apenas uma estrutura física; é um símbolo do nosso compromisso em transformar Potim, colocando-a no caminho certo para o seleto grupo rumo à universalização do saneamento.”
Wilson Unterkircher Filho, diretor operacional da Terracom Saneamento, explica que a ETA permite a captação direta do Rio Paraíba do Sul, eliminando a dependência de poços com o histórico de amônia. “É um grande passo para oferecer água mais pura e segura a todos em Potim. Essa é uma das várias melhorias que implementaremos ao longo da concessão”, afirma.
A transformação é significativa. Potim, antes lembrada na imprensa pela amônia e falta de água, agora celebra um futuro promissor com um abastecimento de qualidade. O amanhã se faz presente, trazendo a dignidade, a qualidade de vida à população e fortalecendo ainda mais o Vale do Paraíba.
Clientes Águas de Potim podem obter mais informações no 0800 110 0157 ou nas redes sociais da empresa.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.