Exposição ‘Fruturos – Tempos Amazônicos’, do Museu do Amanhã (RJ), faz última semana em Belém


Com entrada franca, mostra poderá ser visitada até 1º de dezembro, no Museu do Estado do Pará. exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos”
Divulgação
O público de Belém tem esta semana para visitar a exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos”, a primeira mostra realizada pelo Museu do Amanhã em Belém. A programação, que segue em cartaz até 1º de dezembro, no Museu do Estado do Pará, apresenta a grandeza, a biodiversidade e o conhecimento milenar presentes no maior bioma tropical do mundo, além de propor novas descobertas sobre a relação entre a floresta e o clima e evidenciar o caráter urgente de sua conservação.
A mostra, que chegou à cidade em outubro, é dividida em sete áreas que abordarão temas como fauna, flora, povos e cultura. Ao longo da exposição, o visitante poderá se integrar e se sentir parte da floresta a partir da ambientação, que trará atividades interativas com elementos que revelam a diversidade da Amazônia e a atmosfera sonora da região. A exposição é promovida em parceria com o IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão e apresentada pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Exposição Fruturos do Museu do Amanhã chega a Belém
Intercâmbio
Uma das principais características do projeto de itinerância é o convite a artistas da região visitada pelo projeto. Em Belém, a artista Moara Tupinambá foi convidada a ocupar uma sala com uma proposta inédita.
As fotomontagens e um vídeo, presentes na obra “Maenry Tupinambá, eu existo!”, são fruto de uma colaboração da artista Moara Tupinambá com a Aldeia Tucumã Tupinambá e parentes da Aldeia Papagaio do Rio Tapajós, e transmitem uma poderosa mensagem de ancestralidade, identidade, espiritualidade, memória coletiva e resistência.
Exposição ‘Fruturos – Tempos Amazônicos
Divulgação
A exposição convida o público a experimentar a sensação de um mergulho em um lago amazônico, ressaltando a importância da diversidade de povos e abordando temas que tentam compreender e escutar quem vive na região e luta pela implementação de dinâmicas econômicas benéficas ao bioma tropical e a sua população.
Serviço:
Exposição Fruturos – Tempos Amazônicos itinerância. Visitação até 1º de dezembro de 2024 – de terça à domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita e classificação indicativa livre. Visitas agendadas com equipe educativa para grupos escolares e instituições. Endereço: Praça Dom Pedro II, s/n – Cidade Velha, Belém – PA.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.