Solução sustentável une criação de peixes e cultivo de hortaliças no Amazonas


Chamada de Aquaponia, sistema tem sido desenvolvido por pesquisadores da Ufam, que pretendem ofertar tecnologia como opção para agricultores da região. Solução sustentável une criação de peixes e cultivo de hortaliças no Amazonas
Reprodução/Rede Amazônica
Com a crescente escassez de recursos naturais, o setor rural busca alternativas para manter a produção e atender ao consumo crescente. Entre as soluções, existe a aquaponia que integra piscicultura e o cultivo de hortaliças e tem inspirado pesquisas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Em entrevista à Rede Amazônica, o pesquisador Paulo Amaral, explicou mais sobre o projeto e os benefícios do modelo para o agricultores.
“A aquaponia consiste no aproveitamento dos nutrientes gerados pelos peixes para a produção de hortaliças. A ração fornecida aos peixes é excretada, decomposta em filtros por bactérias e transformada em nutrientes que as plantas precisam para se desenvolver”, disse.
Além de ser uma alternativa em áreas com limitações de solo, o sistema aposta na reutilização da água por meio do sistema RAS (Recirculating Aquaculture System).
Segundo Amaral, a aquaponia consome menos energia se comparada à piscicultura tradicional.
“No sistema de Aquaponia, a gente tem uma menor potência instalada e quando a gente relaciona isso ao kW/h, o consumo é menor se comparado a psicultura tradicional, então a gente já está tendo esse resultado”, afirmou.
Enquanto a piscicultura convencional alcança até 1,5 kg de pescado por metro cúbico de água, o sistema aquapônico pode ultrapassar 30 kg no mesmo espaço. O pesquisador Clóvis Eduardo explica que os processos diários de controle, como pH, oxigênio e alimentação, são essenciais para a eficiência do sistema.
Ainda segundo os pesquisadores, nesta primeira fase, os estudos focam na criação de tambaqui. Até o próximo semestre, os pesquisadores pretendem iniciar o cultivo das hortaliças, fechando o ciclo produtivo.
“A gente precisa dimensionar para poder oferecer para o produtor essa tecnologia, então essa é uma das dificuldades que a gente está tentando resolver”, pontuou Paulo Amaral.
Estiagem impacta na produção rural do AM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.