Do bem, trabalhador e não gostava de confusão: quem era o homem que morreu após ser espancado por ex da namorada em Ribeirão Preto


Francisco Machado Fortuna, de 43 anos, morreu na noite de quinta-feira (21), após 21 dias em coma. Daniel Valeriano de Brito, de 39 anos, está foragido. Francisco Machado Fortuna Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Familiares e amigos de Francisco Machado Fortuna, de 43 anos, estão abalados com a morte do entregador, brutalmente agredido quando chegava em casa após o trabalho.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O corpo dele foi sepultado na tarde desta sexta-feira (22), em Ribeirão Preto (SP) sob forte comoção. Amigo e chefe de Francisco, José Carlos Gomes diz que os parentes do entregador estão desesperados e todos esperam por respostas.
“Era uma pessoa do bem, um pai, tinha uma filha de 11 anos. Ele trabalhava em dois serviços, levava ela pra escola, buscava, voltava a trabalhar, à noite ele trabalhava conosco. Era uma pessoa que não gostava de confusão, de briga, fazia de tudo para as pessoas, o bem para as pessoas”.
Francisco foi surpreendido pelo ex-companheiro da namorada na porta de casa, no bairro Avelino Alves Palma, por volta da meia-noite do dia 31 de outubro.
Câmeras de segurança das residências vizinhas flagraram o momento em que Daniel Valeriano de Brito, de 39 anos, espancou Francisco com socos, chutes e capacetadas por três minutos. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça um dia após o crime e está foragido.
“O Francisco simplesmente vai deixar lembranças boas. Nunca vi outras pessoas falarem que tiveram um problema com o Francisco. Sempre na humildade, respeitando a opinião do próximo, ele era esse tipo de pessoa, uma pessoa boa”, diz Gomes.
LEIA TAMBÉM
Morre homem espancado por ex da namorada em Ribeirão Preto; suspeito está foragido
Justiça decreta prisão preventiva de homem que espancou atual namorado da ex
Tiro em briga por bicicleta, agressão após pedido para não fumar: quem é o homem que espancou namorado da ex
O delegado Sebastião Vicente Picinato disse à EPTV, afiliada da TV Globo, que desde o início o caso é tratado como crime doloso contra a vida, mas na forma tentada.
“Com a morte de Francisco, ele se consumou, uma evolução do quadro de lesões que levou o paciente à morte. Foi motivo torpe, desproporcional. O fato de o Francisco ter uma relação com a ex dele [Daniel], isso motivou a agressão. É uma coisa muito desproporcional, há uma torpeza ali. E também pelo fato de impossibilitar a defesa da vítima. Você vê no vídeo, além das agressões, ele tenta finalizar com uma esganadura, provocando asfixia, que é um meio cruel da matar alguém”.
Atenção, imagens fortes!
g1
Agressor espanca namorado da ex-mulher por três minutos em Ribeirão Preto, SP
‘Não pode ficar impune’
A violência com que Francisco foi agredido é o que mais revoltou a família e os amigos. Para a polícia, Daniel é extremamente agressivo e ‘fora da curva da normalidade’.
“Nenhuma pessoa merece passar o que aconteceu com o Francisco. Qualquer pessoa que se relacionasse com a ex, ele [Daniel] ia fazer isso, porque uma pessoa dessas é um monstro, não pode ta dentro da nossa sociedade. O que ele fez não pode ficar impune, precisamos de uma resposta quanto mais rápido possível”.
À esquerda, Francisco Machado Fortuna, vítima de espancamento em Ribeirão Preto. À direita, o principal suspeito, Daniel Valeriano de Brito
Reprodução/EPTV
Procurado pela Justiça
Com o mandado de prisão preventiva vigente, Daniel é procurado em todo território nacional. A polícia pede, inclusive, que quem souber o paradeiro dele denuncie, de forma anônima, pelo número 181.
“Uma vez que é expedido o mandado de prisão, essas informações sobre a situação criminal de alguém são inseridas no Banco Nacional de Mandados de Prisão em Aberto, então toda polícia do Brasil, fronteiras, rodoviárias, aeroportos são avisados. Fazendo check-in, usando documento, em tese verdadeiro, ele pode ser preso a qualquer momento e é isso que a gente espera”.
Daniel Valeriano de Brito, de 39 anos, é suspeito de espancar namorado da ex em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Além de matar Francisco, Daniel foi condenado anteriormente por duas tentativas de homicídio em 2004 e 2010.
No primeiro caso, ele foi julgado após atirar em um homem que pediu que ele se levantasse da bicicleta que estava sentado. No segundo, agrediu brutalmente o dono de um bar em Ribeirão Preto que pediu que ele não fumasse no local.
Ele foi preso em 2011 e cumpriu seis anos da pena. Desde janeiro deste ano, ele não devia mais nada à Justiça.
Assista à reportagem do EPTV2 na íntegra:
Homem que matou atual da ex-companheira vai responder por homicídio doloso
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.