Altas temperaturas e fumaça devem reduzir paradas da berlinda para homenagens no Círio da Conceição


Serão realizadas 12 homenagens oficiais ao longo do trajeto de 7km. Tradicional homenagem à Santa no Sindicato dos Estivadores, em Santarém
Sílvia Vieira/G1/Arquivo
Escolas, paróquias, comunidades e órgãos públicos localizados no trajeto do Círio de Nossa Senhora da Conceição, estão finalizando os preparativos para as tradicionais homenagens à padroeira da Arquidiocese de Santarém, oeste do Pará. A grande procissão vai ocorrer no domingo (24), a partir das 07h, com saída da frente da Igreja de São Sebastião.
Devido às altas temperaturas e a fumaça que tem sido registrada em Santarém, a berlinda com a imagem da padroeira não deve fazer muitas paradas nos pontos de homenagens, e as poucas paradas devem ser rápidas para evitar que pessoas passem mal devido à aglomeração.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo o coordenador de Romarias e Procissões, Izaque Junior, 12 homenagens tradicionais estão confirmadas para este ano. Porém, todos os anos, famílias e empresas montam altares ou homenageiam a padroeira da Arquidiocese em forma de música ou com fogos de artifício durante a passagem da berlinda. Essas homenagens, porém, não são contabilizadas.
As homenagens tradicionais, que acontecem todos os anos são as seguintes:
Colégio Dom Amando
Convento Franciscano
Radio Rural
Colégio Santa Clara
MCC
Prédio na Barjonas com São Sebastião
Paróquia de Fátima
Equipes de Nossa Senhora
Detran
Estivadores
Comunidade de Santo Antônio (Laguinho)
Mercadão 2000
Show pirotécnico
Uma das homenagens mais esperadas é a do Sindicato dos Estivadores. Para 2024, a entidade programou um espetáculo pirotécnico que deve durar entre 20 e 30 minutos. Para manter a tradição os trabalhos na sede estão a todo vapor e um técnico em pirotecnia foi contratado para que tudo esteja pronto a tempo para o grande dia.
Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santarém, Nilton César Marinho, para as homenagens deste ano a entidade fez um investimento de R$ 72 mil em fogos de estampidos e fumaça colorida. Ele disse que por conta da legislação do estado que proíbe fogos de estampido, a quantidade foi ainda mais reduzida este ano, o que aumentou o uso de fumaça colorida.
Além do espetáculo pirotécnico, em frente ao Sindicato, na avenida Tapajós, um palco é montado para apresentação de banda musical em homenagem à Imaculada Conceição. O local é um dos poucos onde a imagem para por alguns minutos.
Em 2024, o tema da Festa de Nossa Senhora da Conceição é “Maria Imaculada, Mensageira e Rainha da Paz”.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.