Polícia começa a ouvir bombeiros e testemunhas do afogamento de adolescente em passeio escolar


Vitor Gabriel Souza Martins, de 16 anos, morreu durante uma excursão com colegas de colégio em um complexo turístico em Brotas. Corpo foi enterrado na quinta, em Rio Claro. Polícia começa a ouvir bombeiros e testemunhas do afogamento de adolescente em Brotas
A Polícia Civil de Brotas (SP) começa, nesta sexta-feira (22), a ouvir os bombeiros e as testemunhas do afogamento do adolescente Vitor Gabriel Souza Martins, de 16 anos. Ele era morador de Rio Claro e morreu afogado na tarde de terça-feira (19) durante uma viagem escolar a um parque.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
O Colégio Eduq de Rio Claro, onde o jovem estudava, deveria retomar as aulas nesta sexta, mas permaneceu fechado por luto. A escola publicou uma nota de pesar nas redes e informou que as aulas devem voltar na segunda (25).
Informaram também que estão esperando as investigações da polícia serem concluídas e, por isso, não está se manifestando pessoalmente com a imprensa, apenas por meio de nota.
LEIA TAMBÉM:
O QUE SE SABE: Veja tudo o que se sabe sobre a morte do adolescente em Brotas
DESABAFO DA MÃE: ‘Era ele quem me dava forças’, diz mãe de adolescente que morreu afogado em passeio escolar
AFOGAMENTO: Adolescente de 16 anos morre afogado durante passeio escolar
Quem será ouvido pela polícia nesta sexta
O caso foi registrado como morte suspeita. A Polícia Civil vai ouvir todas as testemunhas e também os bombeiros que resgataram o corpo de Vitor.
A previsão é que o inquérito seja concluído em 30 dias. As investigações estão sendo conduzidas pela delegacia de Brotas, com o apoio da delegacia de Rio Claro, já que as testemunhas e família da vítima moram na cidade.
O corpo de Vitor passou por exames no Instituto Médico Legal e o resultado do laudo também será anexado à investigação.
A mãe do menino disse que a escola e a agência de viagens não a procuraram para dar apoio. O corpo do jovem foi enterrado na manhã de quinta, no Cemitério Parque das Palmeiras.
A polícia vai investigar o motivo dos jovens não estarem sendo monitorados por adultos no momento do afogamento. Participavam do passeio dois monitores da escola e dois guias turísticos.
Veja o que se sabe sobre o afogamento do jovem
Vitor Gabriel Souza Martins, de 16 anos, morreu afogado em um rio de Brotas
Reprodução EPTV e Facebook
O g1 reuniu abaixo o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso.
LEIA TAMBÉM:
Confira abaixo o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso:
Quem era a vítima?
Quem organizou a excursão?
Onde foi o acidente?
O que aconteceu antes do afogamento?
Como a mãe foi avisada?
Como estão as investigações sobre o caso?
O que dizem os envolvidos?
Pontos que faltam ser esclarecidos
1 – Quem era a vítima?
Vitor Gabriel Souza Martins morreu afogado durante passeio escolar em Brotas
Reprodução Facebook
Vitor Gabriel Souza Martins, tinha 16 anos. Segundo familiares, ele estava empolgado para a festa de aniversário de 17 anos, que seria comemorado em janeiro de 2025. O adolescente era aluno do ensino médio de uma escola particular de Rio Claro.
Voltar ao início
2 – Quem organizou a excursão?
A excursão foi organizada pelo Complexo Educacional Eduq, de Rio Claro , para alunos do ensino médioe realizada pela agência de viagens Wings . Cada estudante pagou R$ 520 pela viagem até Brotas, onde ficariam em centro recreativo no qual participariam de um rafting, e teriam direito a café da manhã e almoço.
Voltar ao início
3 – Onde foi o acidente?
Adolescente de 16 anos morreu afogado em rio de Brotas
Reprodução EPTV
Vitor se afogou em um rio no complexo turístico Poção, na zona rural de Brotas. O local possui sinalização informando sobre os riscos.
De acordo com o sócio do sítio, Marius Audry, o rio estava calmo e oferecia baixo nível de perigo e que a responsabilidade pelos adolescentes era dos professores e guias que os acompanhavam. Veja vídeo acima.
Voltar ao início
4 – O que aconteceu antes do afogamento?
Os estudantes chegaram ao centro recreativo e pela manhã participaram de um rafting. Depois foram almoçar. Segundo a mãe de um dos colegas de Vitor, ele relatou que após o almoço cerca de 10 adolescentes desacompanhados seguiram uma trilha até um ponto do rio. Eles começaram a se desafiar para entrar na água e Vitor entrou na correnteza, sendo levado. Os colegas então saíram correndo para avisar os monitores. Veja vídeo acima.
Voltar ao início
5 – Como a mãe foi avisada?
Daiane Porfirio de Souza perdeu o filho adolescente, que morreu afogado em rio de Brotas
Reprodução EPTV
Daiane Porfirio de Souz, mãe de Vitor, disse que recebeu uma mensagem de texto pedindo para que ela entrasse em contato com a escola. O comunicado, segundo ela, teria sido feito horas depois da morte do filho. Ela pediu que o diretor da escola a levasse a Brotas e lá ela pegou um carro e foi sozinha até o local do acidente.
Voltar ao início
6 – Como estão as investigações sobre o caso?
O caso foi registrado como morte suspeita. O delegado de Brotas, Douglas Brandão, deve começar a a ouvir as testemunhas a partir desta quinta-feira (21).
Voltar ao início
7 – o que dizem os envolvidos?
Em comunicado conjunto o complexo turístico Poção e a empresa de rafting Alaya lamentaram a morte de Vitor e disseram aguardar resultado da necropsia. Veja abaixo:
“É com profundo pesar que a Alaya Pró informa o falecimento de Vitor Gabriel Souza Martins, participante de uma excursão de um colégio de Rio Claro organizado por uma agência de turismo também de Rio Claro, durante uma visita de Day Use no Parque do Poção na tarde do dia 19 de Novembro de 2024.
Apresentamos nossos sentimentos para todos os familiares e amigos do colégio.
Aguardamos o laudo oficial do IML para entender as circunstâncias desse evento muito triste.”
Na terça-feira (19), o Complexo Educacional Eduq publicou um comunicado sobre o falecimento do aluno em uma de suas redes sociais. Veja abaixo:
“Prezadas famílias, é com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de nosso querido aluno, Vitor Gabriel Souza Martins.
Neste momento de imensa dor, queremos expressar nossos mais sinceros sentimentos e condolências a todos os familiares e amigos que tiveram a oportunidade de conviver com ele.
Assim que houver informações sobre o velório e sepultamento, informaremos.
Com carinho, Colégio Eduq”
No início da tarde desta quarta-feira, a escola divulgou outro comunicado dizendo que está colaborando com a invstigação do caso. Veja abaixo:
Colégio Eduq de Rio Claro publica comunicado dizendo que está colaborando com autoridades no caso de morte de aluno afogado em Brotas
Reprodução Facebook
O colégio decretou luto neste feriado de quarta-feira (20) e na quinta (21) e irá retomar as atividades na sexta-feira (22).
A agência de viagens Wings Turismo disse que lamenta o falecimento do jovem e que em mais de quatro decadas de atividades de turismo com adolescentes é a primeira vez que a se depara com um acontecimento como este. Em nota, a empresa disse que aguarda a apuração dos fatos por autoridades públicas e que os gestores e funcionários se solidarizam com familiares e amigos do adolescente, permanecendo a disposição para a assistencia necessária.
Voltar ao início
8 – Pontos que faltam ser esclarecidos
Por que Vitor e outros adolescentes estavam sozinhos no local do afogamento?
Quantos monitores estavam com os estudantes na viagem e onde estavam no momento do acidente?
Quem será responsabilizado pelo acidente?
Voltar ao início
Veja as reportagens da EPTV Central
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.