Promotora Leda Mara Albuquerque vence eleição do MPAM para disputar vaga no STJ


Além de Leda, disputava a preferência dos promotores e procuradores do órgão o atual procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior. Leda Mara é promotora de justiça.
Divulgação/MPAM
A promotora de justiça Leda Mara Albuquerque venceu uma eleição do Ministério Público do Amazonas (MPAM) para representar o órgão na disputa por uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A votação ocorreu na segunda-feira (19).
Além de Leda, disputava a preferência dos promotores e procuradores do órgão o atual procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior. No entanto, Leda conseguiu 99 votos, enquanto o PGJ pouco mais de 30.
A vaga em questão é da ministra Laurita Vaz, que se aposentou por questões de idade. Além do MPAM, o Ministério Público Federal e o Ministério Público de cada estado e do Distrito Federal poderão encaminhar nomes ao STJ para disputarem a vaga.
Após o recebimento dos nomes, o STJ deve marcar sessão plenária para formação de uma lista tríplice, que é submetida ao presidente da República. Cabe ao presidente escolher um dos nomes e, caso a indicação seja aprovada pelo Senado após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, o próprio presidente nomeia o candidato, que toma posse como ministro.
Leda Mara Albuquerque é graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, foi Delegada de Polícia com atuação na delegacia da mulher, é professora universitária da UFAM, Mestre em Direito e Políticas Públicas (CEUB/ 2008), ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 1996.
É Promotora de Justiça há mais de 20 anos, atuando inicialmente na Comarca de Parintins e, já na capital, assumiu a titularidade da 7ª Promotoria de Justiça com atuação junto à 4ª Vara Criminal.
Também exerceu atividades no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MP-AM e os cargos de Secretária-Geral e Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos. Entre os anos de 2018/2019 chefiou o Ministério Público do Amazonas.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.