Paraná registra uma morte e mais de 8,4 mil novos casos de dengue em uma semana


No total, são 45.930 casos confirmados e 16 mortes desde o início do período epidemiológico, em julho de 2023. Paraná registra sete mortes e mais de 8 mil novos casos de dengue em uma semana
Paulo Whitaker/Reuters
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta terça-feira (20) mais uma morte e 8.414 novos casos de dengue no Paraná em apenas uma semana.
Conforme a instituição, a morte foi no dia 31 de janeiro e trata-se de uma idosa de 64 anos, portadora de comorbidades, e moradora de Londrina, no norte do estado.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O boletim informa que 22 municípios paranaenses têm casos de dengue confirmados.
No total, segundo a secretaria, são 45.930 casos confirmados e 16 mortes desde o início do período epidemiológico, em julho de 2023. Veja o avanço das confirmações:
Dos casos confirmados, 40.849 são autóctones, ou seja, quando a doença foi contraída na cidade onde a pessoa mora. Outros 31.421 casos são investigados.
As regionais com mais casos confirmados de dengue até ao momento são as de Apucarana (11.518), Cascavel (4.130), Londrina (4.049), Paranavaí (3.964), Ivaiporã (3.678) e Maringá (3.544).
Os municípios com o maior número de casos são Apucarana (8.179), Londrina (3.252) e Maringá (2.066), segundo a secretaria.
O mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, também é responsável pela transmissão da zika e chikungunya. Durante o mesmo período, conforme a Sesa, não houve confirmação de casos de zika.
Em relação a chikungunya o estado tem 567 notificações, 63 casos confirmados da doença – sendo 45 deles autóctones, – e nenhuma morte.
LEIA TAMBÉM:
Curitiba: Mulher vítima de violência doméstica reage à agressão e esfaqueia marido
Longevidade: Idosa completa 112 anos e revela que o segredo está na alegria
Vídeo: Cachorro é resgatado dentro de piscina abandonada
Quais os sintomas da dengue?
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias, segundo a Secretaria de Saúde.
LEIA MAIS: Por que não conseguimos vencer a dengue? Especialista alerta que conscientização é melhor combate ao mosquito
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.
A dengue pode provocar também: manchas no rosto, tronco, braços e pernas. Os pacientes podem ter ainda perda de apetite, náuseas e vômitos.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.