Fernando de Noronha tem alerta de mar revolto; ICMBio e bombeiros orientam banhistas


Previsão é de ondas de até dois metros e meio por conta do fenômeno natural swell. Swell fez o mar crescer
Ana Clara Marinho/TV Globo
O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e o Corpo de Bombeiros divulgaram uma alerta de swell, fenômeno natural que causa mar revolto, em Fernando de Noronha. As grandes ondas estão previstas para ocorrer a partir desta segunda-feira (19) até quarta-feira (21).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O alerta divulgado pelo ICMBio indica que as ondas podem chegar aos dois metros, nesta segunda (19), e ultrapassar os dois metros e meio, na terça-feira (20), nas praias do chamado mar de dentro (do Porto de Santo Antônio ao Sancho).
Os representantes do órgão deram orientação aos visitantes. “Considerando a previsão de swell para os próximos dias, pedimos aos visitantes que se informem sobre a condição do mar ao chegarem nos atrativos. Escutem e atendam as orientações dadas por monitores e guarda-vidas”, declarou a chefe de Uso Público e Visitação do ICMBio , Cíntia Brazão.
O instituto conta guarda-vidas em três praias que fazem parte do Parque Nacional Marinho: Sancho, Leão e Baía dos Porcos.
Bombeiros
O comandante do Corpo de Bombeiros em Noronha, capitão Carlos Araújo, afirmou que o efetivo está em alerta.
Os bombeiros contam com três postos de guarda-vidas nas praias do Porto, com embarcação, no Cachorro e na Conceição, locais com maior concentração de público. Ele também fez recomendações.
“Nós solicitamos que as pessoas respeitem a sinalização e busquem informações com os guarda-vidas dos locais apropriados para banho. Pedimos aos banhistas que respeitem os seus limites e os limites da natureza. Jamais entrem no mar sozinhos e sob efeitos de bebidas alcoólicas”, afirmou capitão Carlos Araújo.
O comandante também enfatizou o significado das cores das bandeiras nas praias:
Bandeira vermelha e amarela: guarda-vidas;
Bandeira amarela: alerta, médio risco de afogamento;
Bandeira vermelha: perigo, alto risco de afogamento;
Bandeira roxa: presença de animais marinhos;
Bandeira preta: ausência de guarda-vidas;
Bandeira verde: baixo risco de afogamento.
A gestora do Porto de Santo Antônio, Verônica Modesto, informou que apesar do mar revolto os passeios de barco e as embarcações de carga realizaram atividades nesta segunda (19).
Na manhã da terça-feira (20), a gestão portuária e a Marinha vão avaliar as condições para saber se será necessária a interdição dos serviços. A avaliação também acontecerá na quarta-feira (21).
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
m
Adicionar aos favoritos o Link permanente.