Relatórios sigilosos apontam falhas nos procedimentos de segurança e na estrutura da Penitenciária Federal de Mossoró desde 2019

Em 2021, das 192 câmeras instaladas no presídio, 124 estavam inoperantes. Em agosto de 2023, a divisão de inteligência apontou problemas no acesso a um dos shafts, a mesma área de serviço atrás das celas, por onde os fugitivos passaram. Relatórios sigilosos apontam falhas nos procedimentos de segurança e na estrutura da Penitenciária Federal de Mossoró desde 2019
O Fantástico teve acesso a relatórios sigilosos que apontam falhas nos procedimentos de segurança e na estrutura do presídio de segurança máxima em Mossoró em 2019. As informações são da divisão de inteligência da Penitenciária Federal em Mossoró
➡️Em dezembro de 2019, um integrante do PCC que estava preso na unidade fugiu do pátio de banho de sol, pegou a espingarda de um agente e passou a fazer ameaças. Mas a ação não foi registrada porque, segundo o relatório, em 2019 já faltavam câmeras e o sistema de gravação das imagens apresentava problemas.
➡️Em maio de 2021 também foi feito um levantamento sobre as câmeras de segurança. Uma das inspeções revelou a situação nos quatro pavilhões, chamados de vivências.
A vivência ‘Alpha’ tinha 7 câmeras operantes e 41 inoperantes;
A ‘Bravo’ 14 operantes e 34 inoperantes;
Na ‘Charlie’, 24 operantes e outras 24 inoperantes;
Na ‘Delta’, 23 operantes e 25 inoperantes.
Das 192 câmeras instaladas no presídio, 124 estavam inoperantes. E mesmo as câmeras que funcionavam apresentavam instabilidade, com perda de imagens.
➡️Em agosto de 2023, a divisão de inteligência apontou problemas no acesso a um dos shafts, a mesma área de serviço atrás das celas, por onde os fugitivos passaram. A portinhola estava destrancada, mas na análise descobriram que ela não fechava porque estava totalmente corroída por ferrugem.
O relatório faz um alerta: se algum preso retirasse a luminária das celas teria acesso à área externa da penitenciária. Foi exatamente o que aconteceu na madrugada de quarta-feira (14).
O secretário nacional de políticas penais, André Garcia, que assumiu no dia da fuga, afirmou que a maioria das deficiências da penitenciária já está sendo corrigidas.
“As causas dos problemas, o que levou a essa, a esse descompasso a esse distanciamento do padrão de qualidade que nós temos nas outras unidades, isso está sendo apurado com mais calma, porque isso para isto, precisa de mais demanda, mais tempo. Mas o mais importante nessa situação toda, e que nós estamos repetindo desde o início, é retomar esse padrão”, diz André Garcia.
O Fantástico mostrou no domingo (18), com exclusividade, como é o interior das celas de onde escaparam os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Nas imagens é possível ver como os detentos conseguiram sair por um buraco na parede, descer pelo telhado, cortar a grade de arame do pátio e fugir sem serem notados.
Veja a reportagem completa abaixo:
EXCLUSIVO: Fantástico entra nas celas de presídio de segurança máxima em Mossoró e mostra falhas de segurança que levaram à fuga de presos
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.