Do primeiro arranha-céu da cidade ao MASP: descubra construções em SP que foram assinadas por mãos italianas


O Globo Repórter desta sexta-feira (16) celebrou os 150 anos da imigração italiana no Brasil, destacando a influência e o legado dos italianos para a construção da cidade de São Paulo. Descubra construções em SP assinadas por mãos italianas
O Globo Repórter desta sexta-feira (16) celebrou os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Na metrópole de pedra, há as construções assinadas por italianos desde o início do século passado.
A professora da FAUUSP, Beatriz Piccolotto dá uma aula para os alunos de arquitetura, fazendo um tour pela capital paulista e identificando as obras feitas por italianos. Aliás, mesma origem da professora.
“E lembre-se que São Paulo em 1920 que está no auge tinha em torno de 600 mil habitantes, 400 mil eram italianos”, conta Beatriz.
E o primeiro arranha-céu na cidade dos arranha-céus foi construído justamente por um italiano.
“Aqui a obra magistral do comendador Martinelli, um empresário e ele não só vai se posicionar, ele vai se posicionar com o maior arranha-céu da cidade naquele momento em 1929. Como ele rompe o skyline, para provar que esse edifício parava em pé, porque ele é de concreto, ele coloca no topo do edifício a sua residência”, conta
Construções em SP foram assinadas por mãos italianas
Reprodução/TV Globo
O passeio também inclui o teatro municipal de São Paulo:
“É um panteon, um panteão de artífices, artistas, artesãos, arquitetos, não arquitetos italianos, um panteão”, diz a professora.
Construções em SP foram assinadas por mãos italianas
Reprodução/TV Globo
O templo para as artes – o MASP – foi erguido na avenida mais paulista da cidade pela arquiteta Lina Bo Bardi.
“É uma italiana, e aí o Bardi coroando com a composição daquela coleção, que é a nossa coleção de arte […] Os italianos estão se posicionando, na paisagem, nas artes” diz Beatriz.
Construções em SP foram assinadas por mãos italianas
Reprodução/TV Globo
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A
Adicionar aos favoritos o Link permanente.