Jundiaí registra aumento de quase 40% nos casos de dengue em uma semana


Boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (16) pela prefeitura mostra que o número de casos passou de 311 para 434 nos últimos sete dias, uma alta de 39,54%. Bairro com maior número de casos é o Ivoturucaia, que registrou um aumento de 33 casos na última semana
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Jundiaí (SP) registrou um aumento de quase 40% nos casos de dengue em apenas uma semana.
Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (16), o total de casos saltou de 311 para 434 nos últimos sete dias, uma alta de 39,54%.
Segundo a prefeitura, o bairro com maior incidência de moradores infectados pela doença é o Ivoturucaia, que registrou um aumento de 33 casos na última semana, indo de 149 para 182.
Os bairros Vila Nambi e Vila Ruy Barbosa registraram 20 casos cada. No Centro, são 13 casos registrados.
Até esta sexta-feira, 434 casos aguardam o resultado. A maior parte dos infectados possuem entre 41 e 59 anos. De acordo com o boletim, 130 pessoas nessa faixa de idade foram diagnosticadas com dengue em Jundiaí.
O público entre 26 e 40 anos é o segundo mais afetado, com 104 casos registrados. A prefeitura reforça que é preciso o auxílio dos moradores no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, evitando o acúmulo de água em objetos, limpando quintais, cuidando dos vasos, plantas e locais que acumulam lixo.
Ações intensificadas
Prefeitura de Jundiaí reforça orientações para o combate ao mosquito transmissor da dengue
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Ainda nesta sexta-feira, agentes comunitários de saúde da Clínica da Família Hortolândia e equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) reforçaram as orientações de combate à dengue no bairro Vila Hortolândia em uma ação que integra as estratégias da prefeitura de Jundiaí para contar o avanço da doença na cidade.
Veja os sintomas da doença
Febre maior que 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.