Grupo de teatro da Ufopa realiza temporada do espetáculo ‘Desimpério’ em Santarém


O espetáculo ocorrerá nos últimos dois finais de semana de fevereiro de 2024, diariamente, às 20h, no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon da Ufopa, com entrada gratuita. Espetáculo Desimpério, do projeto Iurupari, da Ufopa
Divulgação
Em dois finais de semanas seguidos deste mês de fevereiro, o Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realizará uma temporada de apresentações do espetáculo “Desimpério”, começando nesta sexta-feira (16).
🎭 Serão realizadas seis apresentações da peça teatral no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon da Ufopa, com entrada franca, às 20h, do dia 16 a 18 e de 23 a 25 de fevereiro (às sextas, sábados e domingos).
O espetáculo “Desimpério”, do gênero “Épico”, tem concepção dramatúrgica idealizada pelos integrantes do espetáculo, concebida a partir do texto “A Peça Didática de Baden-Baden Sobre o Acordo” de Bertolt Brecht (1929) e “O Último Discurso” do filme “O Grande Ditador” de Charles Chaplin (1940), tem a direção de Leandro Cazula e a classificação indicativa é de 14 Anos.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A temporada tem o incentivo por premiação obtida pelo Edital Tamba Tajá 2023, da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) e Diretoria de Interação Cultural (DIC). O Edital favoreceu a premiação de propostas individuais ou coletivas, nos seus mais variados segmentos e práticas, visando democratizar o acesso às pautas do Teatro em espaços culturais localizados nas demais Regiões de Integração do Estado do Pará.
Proposta cênica
O processo de criação do espetáculo “Desimpério” foi concebido durante a execução do Núcleo de Jovens e Adultos do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa no ano de 2022. O espetáculo apresenta cenas textuais e corporais, de construções coletivas entre os atores e atrizes, com uso de sonorizações reproduzidas eletronicamente e jogos cênicos, que buscam instigar reflexões sobre as contradições da sociedade em sua distopia tecnológica que massacra, tortura e oprime os homens.
Projeto Iurupari, da Ufopa, durante apresentação do espetáculo “Desimpério”
Divulgação
O espetáculo tende a provocar reflexões sobre o progresso técnico e científico em detrimento da sociedade e sua possível “humanidade”. Questiona os avanços científicos que ultrapassam a importância do indivíduo social, que acabava sendo sacrificado em nome da ciência.
O espetáculo com duração de 40 minutos. A trilha sonora utilizada é da banda de post-rock Islandesa “Múm” do álbum “Summer make Good”. Figurinos e maquiagem são de concepção do Grupo, a sonoplastia é operacionalizada por Mateus Petry; a iluminação é concebida por Amaury Caldeira; e a projeção visual é realizada por Eduardo Rodrigues. O elenco composto pelos atores: André Oliveira, Emanuelly Carvalho, Fabiana Bernardo, Flávia Lima, Igor Castro, Karina Vasconelos, Lucas Ramos e Pablo Vasconcelos.
O Projeto
O Projeto Iurupari – Grupo de Teatro é desenvolvido na Ufopa desde março de 2015, e formou um grupo de pessoas, dispostas ao fazer cênico para o exercício do fazer teatral entre si e que concretiza apresentações teatrais. Efetivou-se um projeto de extensão e cultura com atividades artísticas no âmbito acadêmico, que se concretiza com resultados direcionados para a comunidade em geral.
Os núcleos formativos do projeto ocorrerem aos sábados no Auditório Wilson Fonseca e no Espaço de Formação Cultural, na Unidade Rondon da Ufopa.
A proposta e temporada tem o apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce); do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e do EDITAL TAMBA TAJÁ 2023, da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP).
Serviço:
🎭 Espetáculo: “Desimpério”
🗓️ Datas: 16 a 18 e de 23 a 25 de fevereiro de 2024 (às sextas, sábados e domingos)
🏫 Local da apresentação: Auditório Wilson Fonseca da Ufopa, Unidade Rondon, Campus de Santarém/PA, Localiza-se na Av. Marechal Rondon s/n.º, Bairro Caranazal – Próximo ao Shopping Paraíso.
🕖 Horário: 20h
🆓 Entrada: Gratuita
🙎🏽‍♂️ Lotação: 110 pessoas
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.