‘Vem Passarinhar’ terá 2ª edição neste fim de semana em Campos do Jordão


Evento gratuito será neste domingo (18) e requer inscrição prévia. Objetivo é promover noções de conscientização ambiental e práticas sustentáveis no município turístico. Primeira edição percorreu brejo próximo à área urbana e teve cerca de 40 participantes
Douglas Santos
Visitar Campos do Jordão (SP) é uma experiência que está na lista de desejos de muitos turistas. A cidade é conhecida por suas belas paisagens e gastronomia saborosa.
Mas um grupo de observadores de aves do município propõe um convite diferente: desbravar à fundo trilhas em meio às montanhas, para revelar toda a beleza da fauna e flora de altitude. É necessário se inscrever previamente através de um formulário online.
Com entrada gratuita, a atividade começou a ser realizada em janeiro e deve se repetir mensalmente. O encontro de fevereiro será neste domingo (18), a partir das 6h, com saída do Rancho Santo Antônio, localizado na Avenida Pedro Paulo, nº 7997.
Desta vez, o evento será em uma propriedade particular localizada perto do Parque Estadual de Campos do Jordão, que abriga o maior remanescente da Mata de Araucárias do sudeste brasileiro e também uma das maiores populações de papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) do Brasil.
O local é um importante refúgio também para outras espécies da Mata Atlântica de altitude, como o caneleirinho-de-chapéu-preto (Piprites pileata), o beija-flor-de-topete (Stephanoxis lalandi) e o grimpeiro (Leptasthenura setaria).
Grimpeiro é uma das espécies típicas de Campos do Jordão
Thiago Arruda
Só o Parque Estadual tem 186 espécies de aves catalogadas, o que aumenta a expectativa de animais que podem ser encontrados. A região fica num mosaico composto pela Mata de Araucária e Podocarpus, dos Campos de Altitude e de Mata Nebular.
A atividade contará com a participação de guias de observação de aves do município, biólogos, comunidade local e entusiastas da preservação e conservação ambiental.
“Em Campos do Jordão, temos um grupo de amigos que são biólogos e observadores de aves. Neste grupo, começamos a discutir sobre alguns locais da cidade importantes para a conservação de espécies de aves e que, infelizmente, sofrem alguma pressão ou são destruídos sem que a população nem imagine a importância do lugar”.
“Pensando nisso, nós decidimos ter a iniciativa de organizar essa saída mensal para observação de aves”, acrescenta um dos organizadores do evento, Douglas Santos.
Segundo ele, a ideia é que as passarinhadas possibilitem aos participantes reconhecer as aves que estão ao redor, prestar atenção à biodiversidade local e incentivar o olhar crítico sobre questões ambientais do município. Voltado a todas as idades, o evento tem como lema “vivenciar para preservar”.
“Apesar de Campos do Jordão ser um dos principais pontos turísticos do Brasil, a maioria dos visitantes e até mesmo da população local, desconhece a quantidade de espécies de aves que temos por aqui, muitas inclusive consideradas endêmicas e raras”, completa Douglas.
A primeira edição do evento contou com a participação de cerca de 40 pessoas. A expedição percorreu um brejo localizado na área urbana do município, onde os observadores puderam ver aves como a saracura-sanã (Pardirallus nigricans), o sabiá-do-banhado (Embernagra platenses) e o coró-coró (Mesembrinibis cayennensis).
Serviço
Passarinhada em Campos do Jordão (SP)
Data: neste domingo, 18 de fevereiro
Horário: das 6h às 10h
Local: Rancho Santo Antônio
Endereço: Avenida Pedro Paulo, nº 7997 – Campos do Jordão (SP)
Entrada: gratuita
Inscrições: pelo formulário online. Ao todo, são 80 vagas disponíveis.
Mais informações: no grupo do WhatsApp, Instagram (@vempassarinharc) ou e-mail [email protected]
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.