No AP, internauta flagra venda on-line de certificados e históricos escolares


Anúncios em redes sociais ofereciam confecção de documentos.
Internauta enviou imagens do conteúdo para a plataforma VC no G1 AP.

 
Anúncio divulga serviços de confecção de diploma e histórico escolar (Foto: Reprodução/ Facebook)

O anúncio de venda na rede social Facebook de diplomas de ensino médio falsificados chamou a atenção da internauta Aline Rezende, que se surpreendeu ao ver duas publicações oferecendo a confecção do documento e também de históricos escolares, conforme a postagem, validados pelo Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Estado de Educação (Seed). A internauta registrou o post e enviou para a plataforma VC no G1 AP.

Em uma publicação, um dos membros de um grupo de vendas oferece serviços de confecção de certificado escolar e histórico pelo preço de R$ 250. “(…) Interessados me chamem no bate-papo (…) Tudo reconhecido pelo MEC e Seed”, dizia o anúncio.

Em outra publicação, um usuário do Facebook pergunta sobre um suposto vendedor de diploma em um grupo de vendas na rede social. “Cadê o rapaz que vende certificado do ensino médio? Preciso urgente. Dinheiro na mão”, pedia a publicação.

Usuário pergunta sobre suposto vendedor de
diploma (Foto: Reprodução/ Facebook)

“Nos poucos minutos que o anúncio ficou postado em uma rede social, várias pessoas se interessaram pela oferta e perguntavam como funcionava o esquema, enquanto outras denunciavam e alertavam para os riscos. Espero que isso possa ser investigado, por se tratar de crime “, pediu Aline Rezende.

Nota da Redação: A Seed informou ao G1 que desde 2015 recebe denúncias de falsificação de diplomas, e que todos os casos detectados foram encaminhados para investigação na Polícia Civil. A secretaria orienta aos usuários que evitem a compra dos documentos, pois as falsificações são facilmente identificadas.

A Polícia Civil informou que não recebeu denúncias sobre falsificação dos documentos em questão, mas ressalta que os casos podem ser denunciados nas delegacias especializadas, que iniciarão processo de investigação.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

saiba mais

Cartaz com ‘Sexo Grátis’ em vitrine de loja em Macapá surpreende internauta

Erro em outdoor feito para deputado do AP chama a atenção de internauta

Em anúncio, pai coloca a filha recém-nascida à venda na web: ‘sorriso lindo’

Adicionar aos favoritos o Link permanente.