‘Fraternidade e Amizade Social’: Campanha da Fraternidade 2024 é lançada em Rio Branco e busca apaziguar diferenças


Lançamento da campanha aconteceu na manhã desta quarta-feira de cinzas (14), na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco, com o lema ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’. Campanha em Rio Branco foi lançada na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no Centro da capital acreana
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Fraternidade na pluralidade. É essa a direção que a Campanha da Fraternidade 2024 quer seguir e levar aos fiéis católicos. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira (14), a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Em Rio Branco o anúncio da campanha aconteceu na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no Centro da capital acreana.
O objetivo da campanha este ano é apaziguar diferenças e romper ciclos de ódio, e se baseia na mensagem do Evangelho para pregar a paz.
O Dom Joaquín Pertiñez, bispo da Diocese de Rio Branco, ressalta que a Campanha da Fraternidade completa 60 anos e se inicia junto ao período da Quaresma, e que traz pautas comunitárias e sociais. Ainda segundo o bispo, o contexto do país, com divisões políticas e sociais influenciou na escolha do tema.
“E este ano a campanha visa mais o social, a amizade social, dada as circunstâncias sociais do nosso país, do Brasil, alertando que a campanha só acontece no Brasil, não existe em outros países, só no Brasil. E, portanto, essa amizade social tão necessária, tão conveniente, sobretudo para nossa vida cristã e mesmo sendo de outras denominações religiosas, todos somos irmãos e irmãs. Como lema da campanha na sublinha do texto da Sagrada Escritura”, destaca.
De acordo com a CNBB, a campanha deste ano busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas:
incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade;
impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família;
agir conforme a proposta da Quaresma de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
O professor da Faculdade Diocesana São José (Fadisi), Fábio Fabrício, também chama atenção para o caráter conciliatório da campanha. Para ele, a mensagem se estende a todos, não apenas a católicos e cristãos.
Fabrício reforça ainda o intuito da campanha de incentivar a redução de violências, e de chamar atenção que as diferenças podem contribuir e enriquecer, ao invés de separar.
“É a violência que acontece por conta dessa não habilidade de lidar com que é diferente, então, o outro, a outra, não são uma ameaça, mas alguém que pode enriquecer, que pode complementar a proposta da campanha. Justamente, colocar luzes sobre a amizade social. Somos irmãos e irmãs, independente das nossas diferenças, então, é sempre voltar à unidade na diversidade, à fraternidade na pluralidade. Esse é o chamado que a campanha faz aos cristãos católicos, aos cristãos, a todos os homens e mulheres de boa vontade”, declara.
Campanha da Fraternidade 2024 chama atenção para amizade social
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.