Projeto de limpeza urbana complementa renda de famílias em Penápolis


Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep) faz a captação de interessados no serviço. Varredor trabalha três vezes por semana e recebe um apoio financeiro de até R$ 700. Penápolis procura interessados para expandir projeto de limpeza em bairros
Iniciado em 2021, um projeto desenvolvido para melhorar a limpeza urbana de Penápolis, no interior de São Paulo, já ajudou a complementar a renda de 1,4 mil moradores.
A iniciativa, criada pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep), cobre 19 áreas da cidade. A ação caminha para cobrir 100% da área urbana. Por isso, a autarquia faz a captação de interessados no trabalho temporário.
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Projeto ajuda moradores a fazerem renda extra com trabalho temporário de varredor em Penápolis (SP)
Reprodução/TV TEM
A única área ainda sem equipe é o trecho formado pelos bairros Residencial Flávia, Residencial Ana Paula e Mais Parque (veja abaixo como participar).
De acordo com o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, o projeto nasceu de uma necessidade em relação à falta de profissionais para fazer a limpeza da cidade. Com baixo orçamento, na ocasião, não seria possível contratar efetivos por meio de concursos públicos.
Como alternativa, o departamento criou o projeto de saneamento solidário, que resolve o problema da limpeza e ainda garante renda extra para as famílias. Pelo cunho econômico, a ação prioriza contratar aposentados e desempregados.
Projeto de Penápolis (SP) contrata varredores
Reprodução/TV TEM
Um dos exemplos é a manicure Thaize Gil Felipe. Entrevistada pela TV TEM, a mulher, que é mãe de três filhos, contou que se disponibilizou a fazer o serviço com o intuito de fornecer mais conforto a eles.
“O projeto me ajudou muito por eu ser mãe de três crianças. Então, eu posso separar os horários, tenho tempo de levar minhas crianças na escola, vou trabalhar, e ainda complementa a minha renda, na minha profissão”, relata Thaize.
Thaize Gil Felipe é varredora em Penápolis (SP)
Reprodução/TV TEM
Como participar?
Interessados em participar devem procurar o Daep, localizado na Avenida Adelino Peters, número 217, no bairro Vila São Vicente. Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos e não há limite de idade. A autarquia conta com um assistente social para fazer a seleção.
Estrutura
O projeto tem dois tipos de participantes:
O gestor ambiental voluntário, que é responsável por coordenar as equipes, distribuir o material, fiscalizar e emitir relatório mensal sobre o serviço. Cada área precisa ter no mínimo três gestores e no máximo, 9. Além deles, o Daep também conta com um funcionário que faz a ronda pelos bairros para verificar o serviço.
O provedor ambiental, que faz a varrição da rua três vezes por semana e recebe um apoio financeiro de até R$ 700. O valor é pago mensalmente e é calculado conforme a metragem do percurso da varrição.
Esses varredores são divididos em equipes de duas ou três pessoas. Cada equipe pode executar a atividade no horário que preferir. O varredor tem como meta, por dia de serviço, um percurso de 1.250 metros.
Esses varredores temporários recebem materiais como vassouras, saco de lixo, carrinho, pá e também colete e boné de identificação do projeto. Cada provedor pode varrer as ruas pelo prazo de seis meses e, depois de um intervalo de igual período, pode voltar a participar.
Atualmente, são 286 varredores e 65 gestores em atividade.
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