Campeã do ‘Quem quer ser um milionário’, Família Real e mais: personalidades viram bonecos gigantes e desfilam em Olinda


Apoteose dos bonecos gigantes completou 15 anos participando da folia na cidade com homenagens a celebridades. Jullie Dutra, campeã do ‘Quem quer ser um milionário’, ganha boneco gigante de Olinda
A apoteose dos bonecos gigantes completou 15 anos de desfiles no Alto da Sé, em Olinda, na manhã desta segunda-feira (12) de carnaval. Os bonecos encantaram a multidão de foliões, que se divertiu com homenagens a celebridades da TV, cinema, internet, além de figuras lendárias do futebol, da música e até a Família Real Britânica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
🎉 Quer receber notícias do carnaval no seu celular? Clique aqui.
Primeira campeã do “Quem quer ser um milionário”, quadro do “Domingão com Huck”, da TV Globo, a jornalista pernambucana Jullie Dutra virou boneco gigante e fez sua estreia na apoteose (veja vídeo mais acima). Com cabelo preso, óculos e segurando uma maleta com várias cédulas de 100 reais, a boneca foi carregada por Alexsandro Barros, sobrinho do artista plástico e carnavalesco Silvio Botelho.
“Sou bonequeiro desde pequeno e tem que ter muito preparo para aguentar. Eles pesam, em média, 35 quilos, peso que sobe para uns 40 na hora da folia”, contou Alexsandro, que disse que a maior honra de sua vida foi carregar o calunga do Homem da Meia-Noite.
Jullie Dutra, a primeira ganhadora do ‘Quem quer ser um milionário’ ganhou boneco gigante em Olinda
Rafael Souza/g1
Outros destaques do encontro dos bonecos gigantes foram dois integrantes ilustres da Família Real do Reino Unido. Morta em 2022, a Rainha Elizabeth II desfilou ao lado do filho, o Rei Charles III, estreante na apoteose. Um guarda inglês clássico completou a trinca dos bonecos gigantes. “A Betinha, a rainha, está maravilhosa”, contou Mariana Costa, turista do Paraná.
As amigas Luísa Pelucio e Amanda de Andrade, turistas de São Paulo, posaram ao lado da boneca da cantora Rita Lee, que morreu em 2023. “Somos superfãs dela. Em São Paulo, tem um bloco superpopular em homenagem a ela, que é o Ritaleena”, afirmou Luísa.
Apesar de ter se encantado com o desfile, Amanda reclamou da falta de mais representatividade feminina. “Tem muito mais boneco homem que mulher, faltam figuras femininas, fica desproporcional”, declarou.
Fãs da cantora Rita Lee, as paulistas Luísa e Amanda tietam boneca da cantora
Rafael Souza/g1
Outros bonecos gigantes chamaram atenção dos foliões, como os da apresentadora Ana Maria Braga e do Louro Mané, do narrador esportivo Galvão Bueno, da turma do Chaves e da repórter da Globo Bianka Carvalho.
Do futebol, os homenageados foram o rei Pelé, a rainha Marta, Ronaldinho Gaúcho, Vini Júnior e Neymar, que ouviu gritos de “cai cai” ao desfilar. Também teve homenagem ao influenciador Whindersson Nunes e para a cantora pernambucana Gretchen. “Tem que rebolar”, disse Ítalo Roberto, responsável por levar o boneco da artista.
Encantamento
Para as crianças, a apoteose é ainda mais mágica. Moradora de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, Marina, de 9 anos, gostou mais da Chiquinha. Já Dante, recifense de 6 anos, preferiu Darth Vader, vilão da saga Star Wars. “Eu gostei mais do boneco do cavalinho do Fantástico”, afirmou Vinícius, de 6 anos.
Para o doutorando Felipe Lima, uma das coisas mais legais da apoteose dos bonecos gigantes é tentar descobrir quem é quem. “Observar as características dos bonecos, tentar interagir com eles, isso que é o mais legal”, declarou.
Clique na imagem abaixo para ver mais fotos:
FOTOS: bonecos gigantes ‘reinam’ no carnaval de Olinda
Cadê Lula?
Uma das novidades deste ano foi o boneco gigante do presidente da Argentina, Javier Milei. “Achei meio nada a ver o Milei, que é da Argentina, estar aí e o Lula, não”, contou Laura Navas, turista de São Paulo. “Está faltando o presidente do Brasil, né?”, questionou a programadora de T.I. Débora Muniz.
No ano passado, a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda anunciou que os bonecos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não desfilariam por conta da polarização política. No segundo ano do terceiro mandato de Lula, o boneco dele não desfilou novamente.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.