Imagens inéditas mostram cubano que matou galerista Brent Sikkema manuseando besta; veja VÍDEO


Apesar do vídeo ser um dos elementos da reviravolta nas investigações, Alejandro matou o galerista com uma faca. Suspeito inicialmente de latrocínio, duas semanas depois do crime, Alejandro confessou o homicídio, orientado pelo advogado. Assassino comprou besta para matar galerista americano
Com imagens e informações inéditas, o Fantástico mostrou detalhes da investigação que, agora, aponta como mandante do assassinato do americano Brent Sikkema, Daniel Garcia Carrera, seu ex-marido. Sikkema foi morto em janeiro, no Rio, pelo cubano Alejandro Triana Prevez.
Um vídeo inédito, gravado por Alejandro, mostra o assassino manuseando uma arma besta. Nas imagens, o cubano estica o arco, coloca a flecha na besta e ajeita a câmera. Ele se senta, mira e finalmente atira. (Veja na reportagem acima)
Alejandro grava momento em que monta uma besta.
Reprodução/Fantástico
Apesar do vídeo ser um dos elementos da reviravolta nas investigações, Alejandro matou o galerista com uma faca, após ter mudado de ideia. Suspeito inicialmente de latrocínio, duas semanas depois do crime, Alejandro confessou o homicídio, orientado pelo advogado.
‘O grande mentor’
Segundo a investigação, a motivação de Daniel foi a disputa por milhões de dólares do patrimônio de Brent, que era sócio de uma importante galeria de arte em Nova York.
“O Daniel, ele é o grande mentor intelectual desse crime. A polícia não tem dúvidas de que o crime, ele foi planejado e totalmente elaborado com os mínimos detalhes pelo Daniel”, explica o delegado Rômulo Assis.
Daniel Garcia Carrera (esquerda) e Brent Sikkema (direita).
Reprodução/Fantástico
À polícia, o assassino Alejandro diz que conheceu Daniel — que é cubano naturalizado americano — em Cuba, ao responder a um anúncio de emprego numa rede social. Virou segurança e faz tudo numa das casas durante um ano. Segundo Alejandro, nesse período, Brent não esteve na casa.
Após um tempo sem contato com Daniel, e já no Brasil, onde dava aulas de espanhol e fazia entregas, Alejandro afirmou que retomou o contato ele casualmente.
“Daniel soube da vida do Alejandro, que era uma vida de dificuldades e se aproveitando disso aqui no Brasil. Já veio falando que estava separado, que estava em processo de litígio com o Brent, e o Alejandro foi envolvido naquela história. E foi proposto pra ele esse homicídio”, disse o advogado de Alejandro.
Pelo crime, Alejandro receberia US$ 200 mil, o equivalente à cerca de R$ 1 milhão, entre outras recompensas.
A Justiça decretou a prisão preventiva do ex-marido de Brent. Agora, segundo o delegado, há possibilidade de que Daniel cumpra pena nos EUA.
A reportagem procurou Daniel em Nova York, mas ele não quis gravar entrevista.
LEIA MAIS:
Brent Sikkema: quem era o galerista encontrado morto na Zona Sul do Rio
Galerista Brent Sikkema foi morto com 18 facadas, diz polícia
Veja o que já se sabe sobre o assassinato do galerista americano Brent Sikkema no Rio
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.