‘Ilê Aiyê’ comemora 50 anos com participação especial de Maju Coutinho como ‘Deusa do Ébano’


O Fantástico foi até o bairro da Liberdade, periferia de Salvador, onde há 50 anos, em plena ditadura militar, surgia dentro de um terreiro de candomblé o primeiro bloco afro do Brasil. Ilê Aiyê celebra 50 anos de negritude, beleza e resistência
Um dos blocos de carnaval mais tradicionais da Bahia está completando 50 anos em 2024. Criado para exaltar a negritude, o Ilê Aiê recebeu a Maju Coutinho em Salvador.
A apresentadora do Fantástico mostra as raízes do coletivo e teve a honra de ser, por um dia, uma importante personagem do bloco: a Deusa do Ébano.
O bloco surgiu dentro de um terreiro de candomblé em plena ditadura militar, no bairro da Liberdade, na periferia de Salvador. O Ilê é o primeiro bloco afro do Brasil.
Uma das influências veio dos Estados Unidos: os Panteras Negras, grupo que lutava pelos direitos civis dos negros nas décadas de 1960 e 1970. A história do bloco, no entanto, se entrelaça com o sagrado.
“Não tem como você falar do Ilê e não falar de Mãe Hilda, que é a guardiã da fé e tradição. E que é a nossa mãe, né?”, diz Mãe Dete Lima.
O Ilê Axé Jitolú é um terreiro de candomblé da nação Jeje, fundado pela Mãe Hilda Jitolú e mãe biológica de Mãe Hildelice, Ialorixá que hoje está à frente da Casa. Mãe Hilda se tornou mentora espiritual do bloco.
Pela primeira vez uma equipe de televisão grava o Xirê, como é chamada a dança em louvor aos voduns, divindades cultuadas na nação Jeje. Um encontro com a ancestralidade que emociona.
Deusa do Ébano
Dona Dete, filha de Mãe Hilda, é responsável pelos figurinos do Ilê Aiyê. Um deles em especial é o da “Deusa do Ébano”, concurso que a cada ano valoriza a beleza da mulher preta.
“É um tecido que você amarra no corpo e na cabeça. Na cabeça você vai formar a coroa, que é essa que eu estou usando”, diz Dete Lima.
Maju Coutinho foi autorizada e vestiu o tecido. “Deixa eu curtir o Ilê, o charme da liberdade. E uma vez deusa do Ébano…”, diz Maju.
Veja a reportagem completa no vídeo acima.
Criado há 50 anos, bloco Ilê Aiê exaltar a negritude
TV Globo/ Reprodução
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.