‘Carnaval em Dois Atos’: a adrenalina das últimas semanas de preparativos antes do grande dia de uma escola de samba


São detalhes que o público não percebe, mas que podem ser decisivos na disputa pelo campeonato. É o segundo episódio de “Carnaval em Dois Atos”. ‘Carnaval em dois atos’: os segredos de uma escola de samba em busca da nota dez
A exuberância na avenida exige meses de muito trabalho. A Maju Coutinho acompanhou tudo de perto.
Domingo passado, o Fantástico mostrou parte desse processo nas atuais campeãs: a Imperatriz Leopoldinense, do Rio, e a Mocidade Alegre, de São Paulo.
Samba escolhido, chegou a hora dos ensaios finais. São detalhes que o público não percebe, mas que podem ser decisivos na disputa pelo campeonato. É o segundo episódio de “Carnaval em Dois Atos”.
Marcelo Misailidis diz como funciona a preparação desses corpos para o carnaval.
“Hoje em dia, as comissões de frente viraram um mini-desfile dentro do próprio desfile. Esse prólogo de abertura tem que ter a força para a cara da escola do que vai chegar”.
Com chuva, sol ou ventania, eles estão ali batendo ponto, ensaiando com disciplina e com amor.
“Evolução livre, leve e solta, sem muita coreografia. [Corpo] livre, movimento espontâneo. É carnaval, é alegria”, diz Junior Dentista, diretor de Harmonia.
“Às vezes você vem pra cá, você pode estar cansado, mas chega que a hora que sobe essa bateria o negócio vem da alma literalmente. E aí você deixa entrar, vai soltando o corpo e vai deixando! É vida, é alma, é corpo, é tudo”, ressalta Aline Oliveira, Rainha de Bateria.
Por fim, Milton Cunha relata o que é o terceiro ato: quando a sirene toca, o cronômetro zera e os portões se abrem.
“Estou te falando de um desfile que está acontecendo aqui com uma comunidade, mas o efeito misterioso da plateia, se eu juntar no bolo doido da escola – o bolo de quem aplaude, de quem canta – aí você vê gente chorando na plateia, aí você vai chorando também aqui no meio, vai arrepiando e vai crescendo”.
“Eu te diria que é a tal da liga: a liga de sentimentos humanos que vai se dando… para dar um sentimento de pertencimento, de corpo único. Quando o portão abrir, aquele corpo vai pulsando”, completa.
Veja a reportagem completa no vídeo acima.
Fantástico mostra preparativos antes do grande dia de uma escola de samba
TV Globo/ Reprodução
EPISÓDIO 1: Veja as etapas da criação de um desfile de escola de samba
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.