‘É como se fosse a minha grande festa’, diz Vanessa da Mata sobre comemoração do aniversário no carnaval do Recife


A cantora Vanessa da Mata vai se apresentar no Galo da Madrugada e no Marco Zero no Sábado de Zé Pereira (10), e na Lagoa do Araçá no domingo (11) Cantora Vanessa da Mata comemora aniversário no camarote do Galo da Madrugada
Pedro Alves/G1
A cantora Vanessa da Mata vai comemorar o seu aniversário no Recife, no Sábado de Zé Pereira (10), em apresentações no Galo da Madrugada, convidada pelo Maestro Spok, e no Marco Zero, à noite. Esta é a segunda vez que a artista vai celebrar a idade nova na capital pernambucana durante o Galo da Madrugada.
A primeira vez foi em 2018, quando estreou no maior bloco de carnaval do mundo, segundo o Guiness Book. “A sensação é de estar na minha própria festa de aniversário”, expressou Vanessa da Mata ao g1.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Natural do Alto Garças, no Mato Grosso, a artista contou o significado de comemorar o aniversário com duas apresentações no carnaval do Recife. “É de um simbolismo gigantesco. Eu já tive isso outra vez no Recife e é como se fosse uma grande festa minha de aniversário e, ao mesmo tempo, ser contemplada com shows gigantes para milhões e milhares de pessoas. É como se rolasse uma satisfação dupla”.
Também compositora das próprias músicas, Vanessa falou que ‘é mais doido ainda e mais lindo” cantar a música ‘Meu Aniversário’, que ela escreveu para celebrar a data. “Vou cantar essas músicas no dia do meu aniversário para comemorar a minha vida. E tudo isso é mais significativo ainda. É uma comprovação várias vezes de existência e de encontro coletivo, como vai ser no dia 10”.
Sobre o repertório do Galo da Madrugada, Vanessa da Mata, que foi convidada pelo Maestro Spok, disse que vai fazer uma homenagem a Gal Costa, mas que será surpresa. A cantora Rita Lee também será homenageada pela artista, com a música ‘Chega Mais’.
“O show vai ser muito legal do começo ao fim. Todas as músicas metais, ‘Vermelho’ ou ‘Não me deixe só’, que não consigo reproduzir no palco e, dessa vez, os metais vão nos dar muita satisfação, porque ela vem completa. Tiramos um pouco das canções do [álbum] ‘Vem Doce’, mas continuamos com ‘Amiga Fofoqueira’, ‘Fique Aqui’, ‘Vem Doce’ e acrescentamos algumas outras que têm a ver com essa popularidade nítida que esses shows têm”, contou.
Segundo a artista, os looks das três apresentações são idealizados por ela junto com uma “personal stylist”, mas que ainda existe uma indecisão sobre um “look” específico.
“O do Marco Zero eu acho que tem a minha cara, tem a ideia dessa amplitude, de ir tirando camadas e trocando o visual em algum momento. E o Galo da Madrugada eu estava pensando num vestido de boca comedora, que é uma boca no quadril, mas não sei se vai aparecer, então não temos nada certo ainda. Talvez eu tenha que trocar e usá-lo no terceiro palco [na Lagoa do Araçá]”.
Amor pelo Recife
Vanessa da Mata afirmou ter uma “admiração gigantesca” pelo povo recifense e pela cultura pernambucana, que é mantida e estimulada no estado.
“Acho que esse estímulo à cultura deveria ser feito no país inteiro, porque isso é parte de uma autoestima que a gente fica tentando importar e cada vez mais diminui. Essa admiração e esse carinho [do povo recifense] é uma das coisas mais certeiras da vida porque, muitas vezes, se aposta num lugar e você não tem nada a ver com ele, que não te representa tanto, mas alguns lugares te trazem também uma contrapartida de alegria, identidade e orgulho. Acho que o Recife encontrou esse lugar com essa autoestima vibrante, que não é do colonizado, e consegue valorizar o que é seu de antepassados. É um povo completamente empático e autorreflexivo. A sensação que tenho é de que sou parte disso também”, disse.
LEIA TAMBÉM
Teresa Cristina fará homenagem a Alceu Valença em show no Recife: ‘Fazer música é fazer mágica’
Gilberto Gil emociona público em show na abertura do carnaval do Recife
Com shows de Alceu Valença e Nação Zumbi, Olinda abre o carnaval ao som do frevo
Segundo a cantora Vanessa da Mata, o carnaval do Recife demonstra alegria, cores e a celebração que é o “brincar carnaval”. “Já vi muitas crianças fantasiadas à noite com os pais e isso me dá um certo alívio, porque era multidão e estava tranquilo, não tinha um certo medo, como outros lugares que a gente vê”.
No entanto, apesar da alegria e festividade que o carnaval representa, a cantora contou ao g1 que já passou por situações de assédio.
“Lembro de ter passado por vários perrengues que não foram engraçados; foram bem atrevidos. Coisas de homens com assédio. Um cara tentando beijar a minha amiga, tentando me beijar à força e a gente foi para a luta. Não deixamos barato. Já vi coisas bem difíceis”, disse.
Vanessa da Mata e João Gomes cantam no palco do Fantástico
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.