Mãe e filha eleitas Princesa e Rainha do Carnaval no Paraná relatam experiência de concorrer uma com a outra: ‘A gente se uniu mais’


Rozeli Nascimento de Souza, de 44 anos, e Rosangela Pinheiro, de 26, foram eleitas como majestades da festa de Tibagi. Elas contam que a paixão pelo carnaval é compartilhada por toda a família. Mãe e filha eleitas Princesa e Rainha do Carnaval relatam experiência
Rosangela Pinheiro, de 26 anos, foi eleita Rainha do Carnaval 2024 de Tibagi, cidade dos Campos Gerais do Paraná. Rozeli Nascimento de Souza, de 44 anos, foi nomeada como segunda princesa. A paixão pelo carnaval está no DNA das duas, que são mãe e filha.
Ao g1, elas contaram como foi concorrer uma com a outra.
“A gente se uniu mais. A gente ensaiou junto, a gente tava lá torcendo uma pela outra, independente do resultado. Independente do resultado a gente ia ficar feliz”, contam mãe e filha.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
✅ Siga o canal do g1 sobre o Carnaval 2024 no WhatsApp
Rosangela Pinheiro, de 26 anos, é filha de Rozeli Nascimento de Souza, de 44 anos
João Pedro Agostinho/Prefeitura de Tibagi/Divulgação
Rozeli já havia sido rainha do carnaval de Tibagi em 2003 e 2005, e Rosangela já havia usado a coroa em 2016.
“A competição na realidade não foi entre nós. Minha competição foi mais com as outras concorrentes e comigo mesma, ainda mais depois de anos. E foi minha filha quem me ajudou a criar uma coreografia para a escolha, ela foi minha primeira jurada antes mesmo do público e dos jurados”, afirma Rozeli.
A iniciativa de concorrer novamente foi da filha, que convidou não apenas a mãe, mas também várias outras mulheres da família para participarem do concurso.
“A ideia surgiu da saudade mesmo do Carnaval, que a gente tava. A gente passou três anos de pandemia trancada em casa, sem poder sair, sem poder encontrar os amigos, sem poder ir pra festa, não tinha mais Carnaval, também. Aí agora que voltou, tá todo mundo animado, todo mundo querendo ir – e eu também”, contou Rosangela.
Rozeli conta que não se surpreendeu com a filha ter ficado em primeiro lugar.
“Eu já esperava que ela fosse ganhar, porque esse carisma e simpatia que a minha filha tem… e assim, voltar a competir depois de anos, ainda com uma das minhas filhas, não tenho palavras pra falar mesmo. Foi muito bom”, relata a segunda princesa do carnaval de Tibagi.
Além de mãe e filha, quem completa a realeza do carnaval 2024 de Tibagi é a estudante Maria Alice, de 18 anos, eleita como primeira princesa da festa.
Realeza do carnaval 2024 de Tibagi
João Pedro Agostinho/Prefeitura de Tibagi/Divulgação
Família carnavalesca
Mãe e filha contam que receberam o apoio de toda a família – que compartilha a paixão pelo carnaval.
Rozeli tem oito filhos e sete netos. Ela conta que desde que se mudou do Macapá (capital do Amapá, no norte do país) para Tibagi, em 2003, nunca perdeu um carnaval da cidade.
Tanto é, que a família é conhecida no município por sempre participar das festas.
“A comunidade apoia bastante a gente, tanto que todo ano chega o Carnaval e eles já perguntam: ‘Vocês vão concorrer? Vocês vão participar do Carnaval esse ano?’, porque eles sabem que todo Carnaval a gente tá lá”, destacam mãe e filha.
Leia também:
Carnaval de Tibagi vai de sexta (9) a segunda-feira (12); veja programação
Carnaval de Ponta Grossa terá festas de rua de sexta (9) a terça-feira (13); veja programação
PodParaná: Conheça a história da Colorado, primeira escola de samba de Curitiba
Carnaval de Tibagi
O Carnaval 2024 de Tibagi terá festas de rua de sexta (9) a segunda-feira (12). O evento, que é um dos mais tradicionais e antigos do interior do Paraná, ficou três anos sem ser realizado devido à pandemia de covid-19.
Agora, a festa – que possui 124 anos de história – vai ser retomada com o tema “O Cadete não imaginava”, que faz referência ao precursor do carnaval da cidade. O pernambucano Manoel da Costa Moreira era chamado de “Cadete” por ter sido aluno da Escola Militar do Rio de Janeiro antes de se mudar para Tibagi e promover a primeira comemoração de carnaval em Tibagi em 1910.
A cidade, que possui cerca de 20 mil habitantes, espera 60 mil foliões para a festa.
A programação inicia nesta sexta (9) com a coroação das majestades, entrega da chave ao rei momo e apresentação das marchinhas vencedoras do concurso, além de show com artista local.
No sábado, a rainha do carnaval sobe ao palco com outra função: Rosangela Pinheiro é cantora profissional e será a primeira atração musical da noite.
Confira a programação completa neste link.
Após três anos, Tibagi retoma tradicional Carnaval nesta sexta-feira (9)
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.