Rei Momo recebe as chaves da cidade e carnaval começa oficialmente no Rio


Prefeito Eduardo Paes entregou as chaves ao Rei Momo. Prefeito Eduardo Paes entregou as chaves da cidade ao Rei Momo
Reprodução
O carnaval foi declarado oficialmente aberto na cidade do Rio nesta sexta-feira (9). A tradicional cerimônia da entrega das chaves, feita pelo prefeito Eduardo Paes ao Rei Momo, aconteceu no fim da manhã no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul.
O Rei Momo Caio César, de 26 anos, abriu a folia ao lado da Rainha, Gabriela Mendes, 20 anos. Eles receberam a chave ao lado das duas princesas Bruna dos Santos e Ana Carolina.
Com a abertura do carnaval, os primeiros blocos oficiais vão às ruas ainda nesta sexta (9). É o caso do Carmelitas, que percorre ruas de Santa Teresa a partir das 15h.
PROGRAME-SE: Veja a lista completa de blocos até a Quarta-feira de Cinzas
Como surgiu Rei Momo?
A figurinha do Rei Momo surgiu no carnaval brasileiro de 1933, no Rio. Um cronista do jornal A Noite apresentou aos carnavalescos a figura de um boneco que era feito com papelão e sugeriu que ele se tornasse o comandante da folia. A existência do Rei Momo completa 90 anos em 2023.
Primeiro Rei Momo carioca em 1934
Reprodução/TV Globo
No ano seguinte, então, começou uma campanha para a escolha de um rei que fosse de carne e osso, e não papelão. O gorducho redator Moraes Cardoso ganhou a competição para ser o Rei Momo. Seu reinado durou por 14 anos, acabando somente em 1948.
Na mitologia grega, Momo é filho do sono e da noite, além de ser o rei da zombaria, do delírio e da irreverência.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.