
No Amazonas, nove municípios estão entre os locais de prova. Enem dos concursos
Rovena Rosa/Agência Brasil
O Concurso Nacional Unificado (CPNU), também chamado de “Enem dos concursos”, vai encerrar o período de inscrições nesta sexta-feira (9). No Amazonas, nove municípios estão entre os locais de prova. Confira o passo a passo completo de como se inscrever ao final da matéria.
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Há vagas para candidatos de nível médio e superior. As vagas do CPNU são divididas em oito blocos temáticos.
Ao todo, a seleção vai designar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.
As provas serão simultâneas em 220 cidades de todo o Brasil no dia 5 de maio. A Fundação Cesgranrio será responsável pela aplicação da prova.
Inscrição
As inscrições seguem abertas até o dia 9 de fevereiro de 2024.
Com a prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas (de uma mesma área de atuação) em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição (R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para nível superior).
Para se inscrever, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos.
No momento da inscrição, o candidato vai escolher um dos oito blocos temáticos.
Locais de aplicação da prova no AM
As prova será aplicadas simultaneamente em 220 cidades de todo o Brasil. No Amazonas, nove cidades foram selecionadas como locais de provas. São elas:
Coari
Itacoatiara
Lábrea
Manaus
Manicoré
Parintins
São Gabriel da Cachoeira
Tabatinga
Tefé
Na Região Norte, as provas serão aplicadas em 39 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins.
Como será a prova?
A prova será dividida em duas partes no mesmo dia.
A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.
Após a primeira fase, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.
A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.
Confira o passo a passo da inscrição:
1. Acesso
Ao acessar o site https://cpnu.cesgranrio.org.br/ clique em ENTRAR COM GOV.BR.
A página será direcionada ao site GOV.BR para autenticar o seu acesso ao sistema de inscrição. Preencha o seu CPF no campo CPF e clicar em Continuar para acessar com a sua conta gov.br.
Caso não tenha conta gov.br será necessário criar uma conta para prosseguir com a inscrição.
Após autenticar o seu acesso por meio do GOV.BR a página retornará ao site de inscrição, automaticamente logado. Clique em INICIAR INSCRIÇÃO. Nesta página também é possível acessar os Editais, o Cronograma do concurso e as Perguntas Frequentes para tirar dúvidas.
Caso ao iniciar a inscrição deseje sair e retornar em outro momento, as informações preenchidas serão salvas e haverá a opção de RETOMAR INSCRIÇÃO.
2. Dados usuário
Em Dados do Usuário preencha os seus dados pessoais e endereço. Os campos CP, NOME DA MÃE, DATA DE NASCIMENTO e NOME COMPLETO são importados automaticamente do seu cadastro GOV.BR e não será possível alterá-los na inscrição. Caso identifique alguma informação que precise ser ajustada, será necessário acessar o seu cadastro GOV.BR para editá-la.
Todos os campos com asterisco são obrigatórios e só será possível avançar após preenchê-los.
Após concluir o preenchimento clique em ACESSAR para visualizar o Aviso de Privacidade que será exibido em um pop-up na tela. Após ler os avisos, marque a opção da declaração de ciência dos termos de uso e política de privacidade e clique em AVANÇAR no final da página.
Caso não tenha preenchido algum campo corretamente o sistema exibirá uma mensagem de atenção e marcará o(s) campo(s) a ser(em corrigido(s) em vermelho, conforme as imagens a seguir.
3. Blocos temáticos
Na seção Blocos Temáticos aparecerá a lista dos oito blocos temáticos disponíveis. Clique na caixa do bloco de sua preferência para selecioná-lo.
Para visualizar os detalhes de cada bloco clique no botão Ver detalhes e as informações do bloco serão disponibilizadas em um pop-up.
Ao clicar no bloco desejado, as informações do bloco serão exibidas e será necessário clicar em CIENTE para confirmar a sua seleção. Em seguida, clique em AVANÇAR.
Ao preencher uma seção e avançar para a próxima é possível retornar à seção anterior clicando na opção VOLTAR, na parte inferior da página.
3.1 Cargos/Especialidades/Órgãos
Após clicar em Avançar, o sistema exibirá os cargos/especialidades/órgãos do bloco escolhido. Role até o final da página para visualizar todos os cargos/especialidades/órgãos. É obrigatória a seleção de no mínimo 1 cargo/especialidade/órgão, sendo permitido selecionar todos os cargos/especialidades/órgãos disponíveis.
Ao clicar em um cargo/especialidade/órgão para selecioná-lo, uma janela será exibida informando a formação exigida para o respectivo cargo/especialidade/órgão. Clique em SIM para selecionar o cargo/especialidade/órgão ou, caso não queira, clique na opção NÃO.
Selecione e confira todos os cargos/especialidades/órgãos para quais deseja se inscrever. Ao concluir, clique em AVANÇAR.
3.2 Ordem de preferência
Os cargos/especialidades/órgãos selecionados na página anterior estarão listados conforme a imagem a seguir.
Utilize as setas do lado esquerdo do nome dos cargos/especialidades/órgãos para enumerá-los de acordo com sua ordem de preferência.
Ao clicar na seta para cima ou para baixo de um cargo/especialidade/órgão, a sua posição mudará e a sequência de cargos/especialidades/órgãos terá a sua ordem redefinida, conforme a seguir.
Após definir a ordem de preferência será necessário marcar a opção da declaração para habilitar o botão AVANÇAR.
4. Cidade de realização da prova
Após definir o bloco, o(s) cargo(s)/especialidade(s)/órgãos(s) e a ordem de preferência entre estes, o sistema solicitará a sua escolha de cidade de prova. Selecione a UF e, em seguida, a cidade na qual deseja realizar a prova.
Só haverá prova nas cidades listadas no sistema, conforme o Anexo III – UF/CIDADES DE PRVAS do Edital.
Após selecionar a UF e a Cidade para a realização da prova, clique em AVANÇAR.
5. Solicitações
Na seção Solicitações, será necessário informar se: deseja concorrer às vagas para cotas, necessita de adaptações razoáveis para realizar as provas, deseja tratamento por nome social, necessita portar arma de fogo durante a realização das provas/fases do certame, exerceu função de jurado e/ou prestou serviço eleitoral voluntário.
5.1 Vagas para pessoas negras
Clique em SIM ou NÃO para responder se deseja concorrer a vagas destinadas a pessoas negras e,em seguida, clique em AVANÇAR.
5.2 Vagas para pessoas indígenas
Essa opção de solicitação só será exibida caso tenha selecionado 1 ou mais cargos/especialidades/órgãos do quadro do órgão FUNAI. Clique em SIM ou NÃO para responder se deseja concorrer a vagas destinadas a pessoas indígenas e, em seguida, clique em AVANÇAR.
Caso responda SIM o sistema exibirá campos para o envio de documento(s) comprobatório(s), conforme especificado no Edital.
Ao clicar em Escolher arquivo o sistema exibirá uma janela para selecionar o arquivo que deseja enviar. Selecione o documento e clique em Abrir.
O nome do documento será exibido no campo Laudo. Caso necessite subir mais documentos clique em ADICIONAR NOVO DOCUMENTO e um novo campo para escolher o arquivo aparecerá.
Após concluir o carregamento de todos os documentos desejados, clique em AVANÇAR.
5.3 Vagas para pessoas com deficiências (PCD) e adaptações razoáveis para a realização das provas
Clique em SIM ou NÃO para responder se deseja concorrer a vaga destinada a pessoas com deficiência física.
Caso responda SIM, o sistema exibirá os atendimentos especializados e seus respectivos recursos para seleção automaticamente (5.3.1 Atendimento Especializado ou Específico).
Caso não necessite de atendimento especializado ou específico clique em NÃO e, em seguida, em Avançar. Dirija-se ao item 5.4 Nome Social para continuar as instruções após Atendimento.
5.3.1 Atendimento especializado ou específico
Selecione o(s) atendimento(s) que deseja solicitar. Os recursos disponíveis só serão exibidos após a escolha de um atendimento especializado/específico. Role para baixo para visualizar todas as opções disponíveis.
Selecione o(s) recurso(s) que necessita ou a opção Não necessito de nenhum recurso.
Em seguida, role para baixo até o final da página. Será necessário realizar o envio de documentos comprobatórios de acordo com o(s) atendimento(s) selecionado(s), conforme especificado no Edital.
Ao clicar em Escolher arquivo o sistema exibirá uma janela para selecionar o arquivo que deseja enviar. Selecione o documento e clique em Abrir. O nome do documento será exibido no campo Documento.
Caso necessite subir mais documentos clique em ADICIONAR NOVO DOCUMENTO e um novo campo para escolher o arquivo aparecerá.
Após concluir o carregamento de todos os documentos desejados, clique em AVANÇAR.
5.4 Nome social
Clique em SIM ou NÃO para responder se deseja solicitar tratamento pelo nome social.
Caso responda NÃO o sistema seguirá para a próxima solicitação (5.5 Porte de Arma de Fogo).
Caso responda SIM o sistema exibirá os campos para carregamento dos documentos exigidos para esta solicitação.
Ao clicar em Escolher arquivo o sistema exibirá uma janela para selecionar o arquivo que deseja enviar. Selecione o documento e clique em Abrir. O nome do arquivo será exibido no respectivo campo.
Após carregar os documentos, preencha o nome social e marque qual ambiente sanitário deseja utilizar no dia da prova. Em seguida, marque a opção da declaração de ciência das regras do Edital e clique em AVANÇAR.
5.5 Porte de arma de fogo
Clique em SIM ou NÃO para responder se necessitará portar alguma arma de fogo durante a realização das provas/fases do certame.
Caso responda NÃO o sistema seguirá para a próxima solicitação (5.6 Exerceu a função de jurado).
Caso responda SIM o sistema exibirá os campos para carregamento dos documentos exigidos para esta solicitação.
Ao clicar em Escolher arquivo o sistema exibirá uma janela para selecionar o arquivo que deseja enviar. Selecione o documento e clique em Abrir.
O nome do documento será exibido no respectivo campo. Em seguida, clique em AVANÇAR.
5.6 Exerceu a função de jurado
Clique em SIM ou NÃO para responder se exerceu a função de jurado no período determinado.
Caso responda NÃO o sistema seguirá para a próxima solicitação (5.7 Prestação de serviço eleitoral voluntário).
Caso responda SIM o sistema exibirá os campos para carregamento dos documentos exigidos para esta solicitação.
Ao clicar em Escolher arquivo o sistema exibirá uma janela para selecionar o arquivo que deseja enviar. Selecione o documento e clique em Abrir.
O nome do documento será exibido no respectivo campo. Em seguida, clique em AVANÇAR.
5.7 Prestação de serviço eleitoral voluntário
Clique em SIM ou NÃO para responder se exerceu a prestação de serviço eleitoral voluntário.
Caso responda NÃO o sistema seguirá para a próxima seção(6. Questionário).
Caso responda SIM o sistema exibirá os campos para carregamento dos documentos exigidos para esta solicitação.
Ao clicar em Escolher arquivo o sistema exibirá uma janela para selecionar o arquivo que deseja enviar. Selecione o documento e clique em Abrir.
O nome do documento será exibido no respectivo campo. Em seguida, clique em AVANÇAR.
6. Questionário
Na seção Questionário serão apresentadas questões socioeconômicas para serem respondidas voluntariamente.
Para responder cada questão clique na caixa da alternativa que deseja selecionar.
Para desmarcar uma alternativa clique novamente na mesma opção. Caso queira selecionar outra alternativa, não é necessário desmarcar a anterior, apenas clicar na nova alternativa que deseja marcar. A opção anterior será desmarcada automaticamente.
Ao final do questionário clique em AVANÇAR para enviar as suas respostas e prosseguir para Pagamento/Isenção.
7. Pagamento
Na seção Pagamentos/Isenção seleciona umas das opções como forma de pagamento.
7.1 Boleto
Ao clicar em Boleto o sistema informará que o boleto será disponibilizado para impressão na Área do Candidato, após concluir a inscrição. Em seguida, clique em AVANÇAR.
7.2 Isenção de taxa
Ao clicar em Tenho direito à isenção de taxa serão exibidas as opções para comprovação de isenção. É possível selecionar de 1 a todas as opções para solicitação de isenção.
7.2.1 CadÚnico, FIES e/ou ProUni
Caso selecione as opções CadÚnico, FIES e/ou ProUni não será necessário preencher informações adicionais.
7.2.2 Doador de medula óssea
Caso selecione a opção Doador de medula óssea, o sistema exibirá um campo para carregamento do documento exigido para análise.
Ao clicar em Escolher arquivo o sistema exibirá uma janela para selecionar o arquivo que deseja enviar. Selecione o documento e clique em Abrir. O nome do arquivo será exibido no campo Comprovante.
Após selecionar a(s) opção(ões) que deseja, clique em AVANÇAR.
8. Resumo da inscrição
Ao concluir o preenchimento da inscrição, após a definição da forma de pagamento, será exibido o resumo da sua inscrição com todas as informações para revisão.
Confira cada campo e caso identifique algum erro clique em VOLTAR, na parte inferior da página.
Ao concluir a revisão dos dados, clique em ENVIAR INSCRIÇÃO no final da página.
Após clicar em ENVIAR INSCRIÇÃO o sistema solicitará a sua confirmação para entregá-la. Clique em SIM, CONFIRMO para finalizar o envio. O comprovante de envio da inscrição, sua assinatura eletrônica, estará disponível na Área do Candidato, ao final da página, conforme a imagem a seguir.
O sistema informará que a inscrição foi enviada com sucesso e o direcionará para a área do candidato. Clique em IR PARA A ÁREA DO CANDIDATO.
9. Área do candidato
Em Área do Candidato é possível visualizar o resumo da inscrição, a assinatura eletrônica e editar informações da inscrição, de solicitações ou forma de pagamento a partir do menu lateral esquerdo na página.
Na opção Solicitações será possível visualizar cada solicitação feita na inscrição e acompanhar o processo de análise.
Ao clicar na seta da solicitação que deseja visualizar o sistema exibirá as respectivas informações.
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