
Programa traz aventura em busca do maior peixe de couro do Brasil e história de um gigante amazônico ameaçado de extinção. Confira as atrações do Terra da Gente de sábado (10/02)
Terra da Gente
No Terra da Gente deste sábado (10), você acompanha uma viagem até o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus (AM), para aprender um pouco mais sobre o peixe-boi-da-amazônia e sua história.
Na reportagem seguinte, a equipe do TG continua a aventura pelo Rio das Mortes, em Novo Santo Antônio (MT), na esperança de encontrar a piraíba, o maior peixe de couro do Brasil.
Não é peixe, nem é boi
Em visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), na cidade de Manaus (AM), a reportagem mostra uma espécie de mamífero aquático exclusiva da bacia Amazônica, que não é nem peixe e nem é boi: o peixe peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis)
Considerado “vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o animal é a menor espécie de peixe-boi do mundo. O mamífero foi muito explorado no passado, principalmente após a Primeira Revolução Industrial, quando o couro era usado para correias de locomotivas e maquinários.
Mesmo com a caça proibida desde 1973, a espécie ainda é vítima da caça ilegal. O repórter Paulo Augusto acompanha de perto os cuidados com o peixe-boi e aprende mais sobre a história desse animal tão curioso.
Peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis) é amamentado com mamadeiras de 1 litro
Marcelo Moraes/TG
Rio das Mortes é palco de aventura atrás da ‘rainha do rio’
Ainda neste programa, a equipe continua a aventura pelo Rio das Mortes, em Novo Santo Antônio (MT), à procura dos grandes bagres que vivem na bacia amazônica. O objetivo dessa vez, no entanto, é procurar um peixe específico, a “rainha do rio”.
A piraíba (Brachyplatystoma filamentosum) é o maior peixe de couro do Brasil, podendo chegar a três metros de comprimento e 200 kg. O animal travou uma batalha incansável contra os pescadores. Será que eles conseguiram pescar o peixe?
Piraíba (Brachyplatystoma filamentosum) é o maior peixe de couro do Brasil
José Ferreira/TG
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente