Concessão do Cais Mauá recebe proposta única; edital prevê prédios residenciais e destruição parcial do Muro da Mauá


Próxima etapa do processo deve ser o leilão da área, marcado para a próxima terça-feira (6), na Bolsa de Valores de São Paulo. Governo do RS recebe proposta para concessão do Cais Mauá
A concessão do Cais Mauá, em Porto Alegre, atingiu, nesta quarta-feira (31), a etapa de apresentação de propostas de empresas interessadas em assumir o espaço. Uma única empresa mostrou interesse no edital. Agora, a documentação deve passar por análise.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A próxima etapa do processo deve ser o leilão da área, marcado para a próxima terça-feira (6) na Bolsa de Valores de São Paulo. A empresa que demonstrou interesse é sediada em Porto Alegre e atua no setor imobiliário.
O governo do RS é o atual dono do Cais Mauá e deseja conceder a área de 3 km de extensão e 181 metros quadrados à iniciativa privada por 30 anos. O local fica às margens do Guaíba e vai da Usina do Gasômetro à rodoviária de Porto Alegre.
Pavilhões do Cais Mauá receberam o South Summit Brasil em maio de 2022
Alex Rocha/PMPA
LEIA TAMBÉM
IMAGENS: Projeto de revitalização é apresentado
Saiba o que prevê o projeto de concessão
A empresa vencedora do leilão deverá fazer investimentos de R$ 353,3 milhões e vai ter o compromisso de reestruturar os armazéns, tombados pelo patrimônio histórico, e revitalizar as docas. Além disso, os armazéns poderão ser transformados em lojas, bares e restaurantes. Já as docas poderão ser usadas para a construção de imóveis residenciais e comerciais.
Ainda de acordo com o edital, o Muro da Mauá, construído para conter cheias do Guaíba, poderá ser parcialmente destruído. A empresa que assumir a área deverá fazer um projeto com barreiras fixas e móveis para o local.
O edital prevê ainda a circulação livre de pessoas pelo Cais Mauá, além de proibir a cobrança de ingresso.
Muro da Mauá deve ser derrubado em novo projeto do Cais Mauá em Porto Alegre
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.