Provão Paulista: estudantes da rede pública de Matão e de São Carlos vão cursar medicina na USP


Samira Crispim e Eduardo Alexandre entraram pela nova modalidade para estudantes da rede pública. Cursos na capital e em Ribeirão Preto são os mais concorridos do país. Samira Crispim e Eduardo Alexandre passaram em medicina na USP por meio do Provão Paulista
EPTV/ETEC
Entrar em medicina na USP. O sonho difícil de realizar de muitos estudantes é ainda mais distante para alunos da rede pública. Mas para um jovem de Matão e uma jovem de São Carlos (SP) ele se tornou realidade logo após a formatura do ensino médio, graças a uma nova ferramenta de inserção nas universidades paulistas: o Provão Paulista (leia mais abaixo).
Os cursos de medicina da USP foram os mais concorridos do vestibular 2024, com 118 candidatos por vaga, em São Paulo, e 87 por vaga em Ribeirão Preto.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
‘Fiquei sem reação’
Em Matão , Eduardo Henrique Alexandre, de 18 anos, estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Sylvio de Mattos Carvalho, entrou no curso de medicina do campus da USP em São Paulo, alcançando a segunda colocação na classificação geral.
Ele acertou 82 das 90 questões da prova e tirou 16 em redação (que tinha nota máxima de 20).
Eduardo Alexandre, que passou em medicina na USP pelo Provão Paulista e a diretora da Etec de Matão, Ana Claudia Camara Pereira
Etec/ Divulgação
Além de fazer o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática para Internet na Etec, Eduardo se preparou para o provão e para outros vestibulares – prestou Enem e Fuvest – por meio de apostilas, aulas no YouTube, listas de exercícios e simulados.
“Quando fiz a prova, fiquei muito contente; achei muito bem elaborada e mais apropriada para o nível do ensino público, principalmente em comparação a outras provas mais complexas e específicas, como a da Fuvest”, disse.
Ele conta que demorou a acreditar que entrou em um dos cursos mais disputados do país.
“Quando vi meu nome na lista, fiquei sem reação. Foi uma mistura de felicidade, alívio e surpresa. Eu logo contei para minha mãe. No começo, ela duvidou. Só levou a sério quando chegou o e-mail da universidade”, conta.
‘Não pode ser real’
180 estudantes da região central de SP são aprovados na 1ª chamada do Provão Paulista
O e-mail da USP também foi a prova que a estudante Samira Michelle Crispim, de São Carlos, precisava para acreditar que havia entrado em medicina no campus de Ribeirão Preto.
“De início eu tinha aberto a lista e falei: ‘Gente, isso não pode ser real!’ e depois que o e-mail chegou dando boas vindas é que eu cheguei a conclusão de que eu realmente estava na USP”, comemorou a jovem de 18 anos.
LEIA MAIS:
Provão Paulista: 1ª lista tem 292 estudantes aprovados em cursos da Fatec, USP e Unesp na região
Unesp 2024: lista de aprovados em primeira chamada é divulgada; veja como consultar
Estudante do colégio Álvaro Guião, de São Carlos (SP), ela vai direto do ensino médio para uma das graduações mais desejadas, após tirar 72 no Provão Paulista.
“Eu presto vestibular desde o primeiro ano do ensino médio, então não foi um conteúdo tão complicado”, comentou.
Samira Michelle Crispim passou em medicina na USP de Ribeirão Preto por meio do Provão Paulista
Leandro Vicari/ EPTV
Provão Paulista
O Provão Paulista é uma avaliação seriada que oferece vagas em universidades estaduais de São Paulo para estudantes do ensino médio da rede pública paulista. As matrículas dos aprovados se encerraram nesta quarta-feira (31). Veja aqui a lista de aprovados.
A avaliação seriada é aplicada ao longo dos anos do ensino médio, ou seja, todo ano do ensino médio os estudantes podem fazer a prova e acumular pontos para o ano final e ter direito a disputar uma vaga na universidade.
Como 2023 este ano foi o primeiro do Provão, os estudantes fizeram apenas um exame. Neste ano, foram oferecidas cerca de 15 mil vagas na USP, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
“O estudante sair direto da escola pública para viver o sonho dele é muito gratificante, é uma grande oportunidade tanto para quem estuda na escola pública e um dia se ver na graduação”, afirma Samira.
Alunos da rede pública durante Provão Paulista
Divulgação
Reveja os vídeos da EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.