Free Charging permite carregar a bateria de veículos elétricos em movimento


O sistema de carga Free Charging converte energia mecânica em elétrica por meio do próprio deslocamento dos veículos, garantindo mais autonomia de uso. Os veículos elétricos já são uma realidade em um mercado com grande perspectiva de crescimento. Afinal, tanto os automóveis como as motocicletas movidos a energia limpa e sustentável trazem benefícios para o bolso e também para o meio ambiente. Um dos gargalos do setor, entretanto, são as limitações de carregamento da bateria.
Foi com olhos no futuro da mobilidade elétrica que o empreendedor Julivan Guimarães, fundador e CEO da Johnny Motorcycles, empresa especializada em motos Harley Davidson, criou a startup Free Charging. A empresa está desenvolvendo uma tecnologia capaz de carregar a bateria de veículos em movimento.
“O grande desafio dos atuais fabricantes de veículos elétricos está na autonomia e no tempo de recarga da bateria em tomada residencial. A Free Charging tem potencial para revolucionar o mercado de mobilidade elétrica”, afirma.
Modelo de sistema que converte energia mecânica em elétrica.
Divulgação
Entenda como funciona o Free Charging
O sistema de carga Free Charging converte energia mecânica em elétrica por meio do próprio deslocamento do veículo. Guimarães destaca que, para captar energia do movimento, foi preciso criar algo do zero.
“Desenvolvemos as rodas em conjunto com os motores geradores de energia. Além disso, o sistema tem uma interface de controle IOT que será gerenciada por IA (Inteligência Artificial)”, explica.
No caso das motos elétricas, por exemplo, Guimaráes exemplifica que elas apresentam baixa autonomia, com variação entre 70 km e 120 km. Além disso, o tempo de carregamento é lento, de 6 a 8 horas em tomada residencial, o que reduz a autonomia e impede viagens mais longas. Tal problema atinge tanto as motocicletas de baixa e média cilindrada (cc), que são utilizadas diariamente para deslocamento ao trabalho e delivery, como também os usuários de motos premium, de alta cc, que costumam usar as máquinas para lazer e percorrer longas distâncias.
O novo sistema de carregamento entrega resultados percebidos na prática, com capacidade de triplicar essa autonomia, reduzindo significativamente o tempo de complementar a carga na tomada. “Como a Free Charging é uma tecnologia inteligente, vai garantir melhor aproveitamento energético, resultando em uma autonomia bastante relevante. Além disso, é um sistema sustentável que gera benefícios ao meio ambiente”, reforça.
Sistema de carga Free Charging, Julivan Guimarães
Divulgação
Mercado de veículos elétricos em alta
Levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostra que as vendas de veículos elétricos leve cresceram 91% no Brasil em 2023. Foram 93.927 emplacamentos, ante 49.245 em 2022.
Apenas em dezembro foram vendidos 16.279 veículos elétricos, quase o triplo das 5.587 unidades vendidas no mesmo mês de 2022, com aumento de 191%). A previsão da ABVE é que as vendas atinjam 150 mil unidades em 2024.
Já o mercado global de motocicletas elétricas movimentou US$ 38,11 bilhões em 2023. Foram aproximadamente 13,8 milhões de unidades vendidas, com previsão de crescimento anual de 29% até 2030.
A estimativa otimista é baseada na crescente demanda por deslocamentos com eficiência energética, além da preocupação cada vez maior com a emissão de carbono pelos veículos de duas rodas. Além disso, é motivo de preocupação o aumento recorrente dos preços dos combustíveis fósseis em todo o mundo.
Empresas do setor, comprometidas com a implantação de programas “ESG” focados em um futuro mais sustentável, demonstram grande interesse em realizar a transição para os modelos elétricos. Um exemplo é a Honda, maior fabricante de motos do mundo, que pretende desenvolver dez modelos elétricos até 2025, com previsão de comercializar 3,8 milhões de unidades nos próximos anos.
A Free Charging se prepara para integrar, em breve, esse inovador ecossistema. Ainda não há previsão de apresentar o produto ao mercado, mas a tecnologia está em fase avançada de desenvolvimento. “A prioridade está em aperfeiçoar o sistema, validar a cadeia de fornecedores dos componentes e realizar o máximo de testes possíveis antes do lançamento”, explica.
Conheça a história por trás da Free Charging
Julivan Guimarães, o empreendedor por trás da Free Charging, é apaixonado por motocicletas desde a infância. Após tornar-se piloto de motocross aos 10 anos, ele logo se profissionalizou e, ao mesmo tempo, passou a buscar alternativas para melhorar o desempenho das próprias motos.
Julivan Guimarães, fundador e CEO da Johnny Motorcycles
Divulgação
Ao aprofundar-se nos estudos de mecânica, preparação de motores e suspensões, ele descobriu que seu verdadeiro propósito era a engenharia mecânica. “Foi assim que decidi largar a carreira de piloto para me tornar um profissional da área técnica. Aos 22 anos montei uma pequena oficina e, com muita dedicação e trabalho duro ao longo dos anos, essa oficina se transformou em uma indústria moderna e inovadora, a Johnny Motorcycles”, revela.
A empresa especializada em motos Harley Davidson é líder no segmento custom, com mais de 700 produtos desenvolvidos de fabricação própria e reconhecimento internacional.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.