Após testes em 2023, nova iluminação da Sapucaí vira atração no desfile de cada uma das 12 escolas do Rio


Todas as agremiações do Grupo Especial do carnaval carioca vão ter seu jogo de luz específico. Os segredos já testados estão sendo guardados com muito cuidado. Após testes em 2023, nova iluminação da Sapucaí vira atração no desfile de cada uma das 12 escolas do Rio
O Sambódromo completa 40 anos de vida no carnaval desse ano e um dos presentes mais aguardados da festa é a nova iluminação teatral da Marquês de Sapucaí.
Sapucaí, 40 anos: relembre e cante sambas que fizeram história na Passarela
Ano passado, o novo recurso foi testado e aprovado por todos que puderam sentir o gostinho de controlar e direcionar cada facho luz durante os desfiles. Contudo, esse ano é pra valer. Cada uma das 12 escolas do Grupo Especial do carnaval carioca vai ter seu roteiro de iluminação específico.
A comparação com a iluminação teatral não é por acaso. A nova ferramenta é capaz de pulsar no ritmo da bateria, colorir toda a avenida de uma vez ou até mesmo iluminar apenas um único ponto do desfile. Quase tudo é possível. A criatividade do carnavalesco é o limite.
“A gente já começou a concepção da Comissão de Frente da Viradouro pensando nesses recursos. Acho que pra enaltecer o trabalho, para ajudar o público e conduzir o olhar do público com a ajuda da iluminação”, explicou a coreografa da Comissão de Frente da Viradouro, Priscila Mota.
“Eu acho que aqui a experiência vai ser muito enriquecedora. Porque o público vai fazer parte da apresentação. Eu acho que aqui, com o recurso, a gente vai realmente iluminar o espetáculo de acordo com aquilo que a gente quer dizer”, completou.
Nova iluminação da Sapucaí
Reprodução/TV Globo
O novo sistema de iluminação da Sapucaí conta com 510 refletores ao longo da avenida, além de luzes coloridas e de movimento. Um simulador em 3D mostra para os técnicos como pode ficar a apresentação.
Tudo é controlado de uma sala que fica no setor dez. Lá, os técnicos tem duas mesas, como as usadas em grandes shows. Nas telas, chegam imagens em tempo real dos desfiles. O desafio é fazer o show se acender na hora certa.
O recurso vai funcionar nos setores 3, 6 e 10, sempre diante dos jurados.
“Carnavalesco é criativo. Então quando a gente pensa que já dominamos tudo, eles aparecem com uma ideia inusitada que faz a gente buscar para atender. É trabalhoso coordenar tudo, mas é um imenso prazer também”, comentou o lightdesigner do Sambódromo Césio Lima.
Ensaios para esconder os segredos
Os ensaios técnicos realizados em janeiro e fevereiro ajudaram as escolas a acertar os últimos detalhes. Contudo, a iluminação segue em segredo.
“Nesses ensaios, os ensaios técnicos, ninguém tá mostrando muito. Tá dando uma bossa do que vai ser, um spoiler”, disse Césio Lima.
Nova iluminação da Sapucaí vai acompanhar batidas da bateria
Com um investimento de R$ 18 milhões, em uma parceria público-privada envolvendo a Rioluz, a nova iluminação da Sapucaí já é sucesso entre os personagens do samba.
“Acho que o público merece, a cidade merece, o Rio de Janeiro merece”, comentou Priscila Mota.
“O legado fica. Fica para o samba, para a cultura e para a cidade. Esse que é o grande lance. E a beleza desse carnaval carioca que encanta todo mundo”, disse o presidente da Rioluz, Eduardo Feital.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.