Defesa Civil prevê até 150 mm no acumulado de chuvas na região de Campinas entre sexta e domingo


Órgão reforça necessidade de atenção com áreas vulneráveis a deslizamentos e alagamentos. Há possibilidade de ventos fortes e granizo na RMC, diz Cepagri. Defesa Civil alerta para chuvas volumosas na região a partir desta sexta; veja previsão
A passagem de uma frente fria deve trazer chuva volumosa para região de Campinas (SP) a partir desta sexta-feira (19). A Defesa Civil do Estado emitiu um informativo em que projeta acumulados de até 150 mm até domingo (21). Há possibilidade de rajadas de ventos acima de 70 km/h e queda de granizo na RMC – veja mais detalhes abaixo.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Bruno Bainy, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, explica que a região já deve ter uma precepitação expressiva nesta sexta, sendo que chuvas generalizadas devem ser registradas principalmente entre a tarde de sábado e a manhã de domingo, acompanhando a passagem da frente fria pelo litoral do estado.
O informe da Defesa Civil alerta justamente com esse período do final de semana, com atenção às áreas mais vulneráveis, com riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes, entre outros.
Campinas (SP) tem 18 áreas de risco para deslizamentos de terra, afundamento de solo e inundações. Elas são monitoradas pela Defesa Civil desde 2013.
No Jardim Garcia, em Campinas, morador registrou aproximação das nuvens de chuva
Antônio Silva/Arquivo pessoal
Avisos mais abrangentes
Bainy explica que avisos meteorológicos como o emitido pela Defesa Civil do Estado são documentos preparados por um ou mais meteorologistas que identificam um risco meteorológico potencial, em geral com uma antecedência de 24 horas, mas “sem detalhamento de local ou hora específicos”, uma vez que nessa etapa não há como ter tantos detalhes.
“É para uma área mais abrangente e um período mais longo. Um alerta é diferente. A ideia do alerta é de ter maior precisão do que está ocorrendo ou prestes a ocorrer, refinando a área e o tempo que esse sistema meteorológico deve afetar”, explica.
Chuva, ventos fortes e granizo
A previsão do Cepagri para a Região Metropolitana de Campinas (RMC) para esta sexta é de pancadas de chuva já a partir do final da manhã, e de “temporais associados à chuvas intensas e volumosas, grande incidência de descargas elétricas e possibilidade de fortes rajadas de vento (da ordem de 70 km/h ou superiores), não se descartando ocorrências de granizo”.
“Além disso, a expectativa de chuvas melhor distribuídas ou ocorrências em múltiplas localidades é maior, e podem ocorrer transtornos associados. As temperaturas ficam entre 23 e 33ºC e, embora as máximas fiquem um pouco mais baixas do que nos dias anteriores, a sensação de calorão e tempo abafado persiste”, destaca o Cepagri.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.