Campinas registra 1 mil reclamações por carros abandonados; veja bairros e impactos


Jardim Campos Elíseos concentra a maior parte das queixas. Emdec vai notificar proprietários e, se a situação continuar, vai recolher veículos ao pátio. Moradores reclamam de insegurança e risco de doença. Emdec registra 1.050 reclamações de carros abandonados em vias de Campinas em 2023
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou 1.050 reclamações de carros abandonados em 2023. O dado foi obtido via Lei de Acesso à Informação (LAI) pela EPTV, afiliada da TV Globo.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A região que lidera a lista é o Jardim Campos Elíseos, com 51 queixas. Veja a lista dos cinco bairros com mais ocorrências:
Jardim Campos Elíseos: 51
Jardim São Pedro: 32
Jardim do Lago: 23
Parque São Martinho: 19
Jardim Tamoio: 17
A reportagem esteve no Jardim Campos Elíseos e verificou, em apenas uma rua, pelo menos dez veículos abandonados, com peças faltando, pneus furados, sem chassi, placa, motor e vidros quebrados. Além disso, em uma casa, haviam vários automóveis também já desmanchados.
Campinas tem 1 mil reclamações de carros abandonados
Reprodução/EPTV
Mas quais os impactos disso? 🚨
De acordo com os moradores, o abandono dos veículos gera insegurança e também acúmulo de água e sujeira, o que pode provocar doenças. Além disso, os carros ocupam espaços de outros automóveis que poderiam estar estacionados nas vias.
A reportagem percorreu outros lugares com reclamações de abandono e o cenário é o mesmo: os veículos ficam parados nas ruas totalmente destruídos. No Jardim São Pedro existe um desmanche, mas os carros ficam do lado de fora.
“Você está andando pela rua e observa o carro deteriorado, com acúmulo de água, o poder público tinha que olhar isso, porque às vezes o carro está ali já faz anos. Os carros ficam na calçada, prejudica quem tem deficiência. É uma série de transtorno”, disse o pastor Eduardo Marcos Rocha.
Afinal, o que a Emdec vai fazer? 🚘
Quando a Emdec recebe a reclamação, ela deixa um aviso ao proprietário do carro para que ele retire e, caso isso não aconteça, a autarquia providencia a remoção. Caso o veículo não esteja em estado de abandono, com nada aberto, nenhuma peça faltando, com todas as rodas e trancado, ele não é recolhido ao pátio.
“Se o proprietário retira o carro e volta, a Emdec retorna no local, até se for preciso com o apoio da Guarda Municipal, e recolhe o veículo ao pátio”, disse Celso Figueiredo de Lima, coordenador de operação e controle do pátio.
Carros abandonados preocupam moradores em Campinas
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.