• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

É #FAKE página que promete saque total do FGTS


Publicação falsa mente ao falar em saque total do FGTS e oferece ao leitor link para chat que induz a golpe. Circula pelas redes sociais uma publicação que promete saque do total do FGTS e oferece ao leitor um link para consulta e recebimento do valor. É #FAKE.

g1
A publicação é intitulada “REVIRAVOLTA no FGTS 2024: Lula autorizou SAQUE TOTAL do FGTS? Saiba agora”. Ao navegar pela página, o leitor e convidado a clicar no link: “Verifique se possui valores”. Ele recebe a falsa informação de que tem dinheiro a receber — em um teste feito pelo Fato ou Fake, a página informa que haveria R$ 3.284,72 a receber para saque imediato. A condição: pagar uma taxa de R$ 67. O leitor acaba transferido para uma página que simula ser o site oficial do governo brasileiro (https://www.gov.br/pt-br), mas que tem domínio diferente (começa com https://resgatarsaque.com/)
A página é falsa e induz o leitor a um golpe. A Caixa, agente operador do FGTS, alerta que não há nenhuma campanha de saque do FGTS em andamento e que as operações são realizadas apenas por meio dos canais oficiais do banco, como o App FGTS, Internet Banking CAIXA, além das agências físicas. Para evitar fraudes, como no caso descrito, o banco recomenda que não sejam fornecidas senhas ou demais dados de acesso em outros sites e aplicativos que não os oficiais da Caixa.
Segundo a Caixa, as hipóteses de saque do FGTS estão elencadas no art. 20 da Lei n° 8.036/90, que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Entre elas estão, por exemplo, demissão sem justa causa, aposentadoria e ainda trabalhadores ou dependentes que tenham tido câncer. Veja a lista aqui.
A Caixa informa ainda que os procedimentos para o saque do FGTS estão disponíveis para consulta na página da CAIXA na internet ou por meio do Portal do FGTS .
Reitera que o cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.
É #FAKE que link não oficial permita saque do FGTS
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.