Doenças virais: entenda a diferença dos sintomas e saiba como se prevenir


Com os números de contágio cada vez maiores, os profissionais da Cassems passaram por um treinamento de proteção e tratamento contra a Dengue, Covid e Viroses Respiratórias Dengue vs Covid-19
Reprodução
Com um aumento diário significativo nos casos de dengue, covid, influenza e gripe, a Caixa de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores (Cassems) de Campo Grande tem preparado as equipes das unidades em assistência à saúde com treinamentos para o tratamento contra essas doenças virais.
A diretora de assistência à saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, fala sobre a importância da capacitação para atender beneficiários com suspeita das doenças, considerando que atualmente houve um aumento de quase 100% de notificações de dengue, em relação ao ano passado.
“A gente tem uma rede ampla de médicos atendendo em todas as linhas de cuidado, em especial no Pronto Atendimento. Nós temos 10 Pronto Atendimentos, em 10 hospitais, além de Centros Médicos e o objetivo é orientar o que fazer com o paciente que chega com suspeita de dengue e essa capacitação tem o objetivo de uniformizar e fazer a intervenção o mais precoce possível para que o quadro do nosso paciente não se agrave”, explicou durante o treinamento de manejo da dengue.
Conforme a médica infectologista da Cassems Lis Regina Calixto Alves Renno (CRM 7290MS), apesar de muito parecidos, os sintomas conseguem se diferenciar nos pequenos detalhes.
“Geralmente, os sintomas de dengue são febres, artralgia, cefaleia e dor atrás dos olhos. Já a covid vem acompanhado de sintomas gripais, na maioria das vezes leves e apresenta febre. Porém ainda temos quadros graves com muita tosse e dispneia. Já a gripe, ou a influenza, na maioria dos casos é acompanhada de sintomas gripes e febre alta”, detalha a especialista.
Para a infectologista, a vacina é o meio de tornar essas doenças cada vez menos graves, se assemelhando a um resfriado.
“Os pacientes que evoluem com gravidade em geral são os não vacinados e com múltiplas comorbidades”, afirma Lis Regina.
Sem muita diferença nos sintomas, a descrição do quadro clínico é o que caracteriza a doença, por isso a importância dos profissionais da saúde estarem sempre treinados.
Em relação à dengue, a infectologista reforça que tanto os pacientes quanto os especialistas devem estar atentos aos sinais de alarme como dor abdominal, sangramento, vômitos persistentes e incapacidade de ingerir líquidos, o que pode levar a um quadro mais grave da doença.
Prevenção
Mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya
Reprodução Banco de Dados
Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é necessário acabar com qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. Uma vez que, o mosquito pode usar como criadouros espaços como caixas d’água e piscinas abertas, tampas de garrafa e vasos de planta. Outro cuidado para prevenção da dengue é o uso contínuo de repelente.
Vacinação conta a Covid-19
Reprodução Banco de Dados
Já em casos de covid e gripes, cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e evitar contatos com pessoas doentes são algumas das orientações do Ministério da Saúde para se prevenir. Em caso de sintomas respiratórios, é importante manter o uso de máscara.
Conforme a médica Lis Regina, esses cuidados são essenciais e devem estar alinhados à imunização. “É de suma importância atualizarmos a carteira vacinal com os imunizantes disponíveis, a fim de evitarmos a evolução dessas doenças para as formas graves”, concluiu.
A Cassems antecipou o calendário e iniciou a vacinação contra a gripe para os beneficiários que realizaram a reserva, bem como efetuaram o pagamento da dose da vacina. Para isso, os beneficiários podem procurar o Centro Médico de Diagnóstico Avançado, conforme agendamento telefônico prévio. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.
É necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do plano de saúde e cartão de vacinação (quando houver). Mais informações pelo telefone, (67) 3056-9800.
Lis Regina Calixto Alves Renno (CRM 7290MS)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.