VÍDEO: PM de folga salva homem que engasgou com pedaço de carne em restaurante


Caso aconteceu no domingo (24), em um restaurante de Araraquara (SP). 13º BPMI parabenizou atitude do cabo. PM usa Manobra de Heimlich para ajudar homem que se engasgou com carne em Araraquara
Um cabo da Polícia Militar, que estava de folga, salvou a vida de um homem que engasgou com um pedaço de carne em um restaurante de Araraquara (SP) no domingo (24).
Imagens do circuito interno de segurança do estabelecimento, localizado às margens da Rodovia Washington Luís (SP-310), registraram a ação. Veja no vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
PM de folga salva homem que engasgou com carne em Araraquara
Reprodução
Nas imagens é possível ver a vítima, que está almoçando com outras três pessoas, pedindo ajuda após se engasgar. O homem que está com ele inicia a Manobra de Heimlich, mas não tem sucesso.
Em menos de 15 segundos, o policial militar – que estava almoçando com seus familiares – se aproxima e inicia a manobra. Ele faz cerca de 20 movimentos, até que o homem consegue expelir a carne.
PM de folga salva vida de homem que se engasgou em restaurante de Araraquara
Pau Seco Restaurante/Reprodução
Nas redes sociais, o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior parabenizou a atitude do cabo.
“É com alegria que o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, informa que um Policial Militar pertencente ao seu efetivo, de folga, salvou a vida de um civil que estava engasgado no interior de um restaurante no município de Araraquara. O PM estava almoçando com seus familiares, quando percebeu grande movimentação no estabelecimento comercial e, após verificar, constatou que se tratava de um homem engasgado com um pedaço de carne.
De imediato, o Policial Militar realizou a manobra de Heimlich e desobstruiu às vias aéreas da vítima.
O 13º BPM/I parabeniza a proatividade do militar e reafirma o compromisso da Unidade com o bem-estar social e a defesa da vida”, publicaram.
VEJA TAMBÉM:
Manobra de Heimlich: entenda a técnica de desengasgo feita em repórter que viralizou; VÍDEO
‘Vai salvar vidas’, diz médico após manobra de desengasgo em repórter viralizar nas redes sociais
Manobra de Heimlich
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
É um dos procedimentos mais importantes a serem realizados em casos de engasgo e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, inclusive bebês.
Na reportagem o médico mostrou as duas formas de fazer o procedimento: uma que deve ser realizada em bebês menores de um ano e outra em crianças, adolescentes e adultos.
Veja como realizar a Manobra de Heimlich:
📌 Técnica para bebês menores de um ano:
A criança vai ficar roxa, chorar fraco ou não chora e vai ficando molinha.
Não abrir a boca do bebê e tentar retirar o objeto enfiando o dedo dentro da garganta. O objeto deve ser retirado somente se estiver visível.
Ligar para o Samu ou para os bombeiros e até a chegada do socorro iniciar a Manobra de Heimlich. Primeiro colocar o bebê sobre o antebraço ou coxa de cabeça para baixo e aplicar cinco golpes nas costas de maneira firme para que consiga empurrar o corpo estranho que ela engoliu.
Virar a criança e, se o objeto se tornou visível, retirá-lo com os dedos.
Se o objeto não estiver visível ou a criança continuar com dificuldades para respirar, fazer cinco compressões torácicas colocando dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax da criança.
Repita o ciclo de golpes nas costas e compressões torácicas mais uma vez.
A manobra de Heimlich em bebês menores de um ano
Reprodução/EPTV
Se a criança não se recuperar, ela pode estar tendo uma parada cardiorespiratória e fazer a reanimação caso tenha treinamento para o procedimento. Uma forma simplificada de fazer o procedimento é ir apertando dois dedos contra o tórax do bebê.
📌 Técnica para crianças e adultos:
Se colocar atrás da pessoa que está engasgada e a abrace por trás – se for criança pequena, ajoelhe atrás dela.
Una e prenda as duas mães acima do umbigo. Uma mão permanece fechada e a outra pressiona, comprimindo o abdômen com força por cinco vezes. O objetivo é comprimir o diafragma para ajudar a criança a expelir o corpo estranho – essa manobra é chamada de “abraço da vida”.
Assim como ocorre com os bebês, se após a primeira tentativa a pessoa continuar engasgada, acione ajuda especializada.
Manobra de Heimlich
Reprodução
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.