Solidariedade: tema da redação da Fuvest agrada maioria dos estudantes em São Carlos


Avaliação foi bem aceita pelos candidatos que passaram para a 2º fase da prova. Akyra, Leonardo e Fernanda: estudantes que prestaram o vestibular da Universidade de São Paulo (USP) gostaram do tema da redação da Fuvest
Claudinei Júnior/g1
R
Candidatos que prestaram o vestibular da Universidade de São Paulo(Unesp), em São Carlos (SP), neste domingo (15), aprovaram o tema da redação da segunda fase da Fuvest 2025.
A temática sobre “as relações sociais por meio da solidariedade”, enfatiza a tendência da Fuvest de abordar temas de cunho filosófico. A avaliação teve seis textos de apoio para os inscritos, sendo um fragmento de Quincas Borba, de Machado de Assis, e um trecho da declaração do G20, realizado em novembro no Rio De Janeiro.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Para a estudante Fernanda Masuda, de 17 anos, a redação estava acessível para quem se preparou com as leituras. A candidata de Araraquara tenta pela segunda vez uma vaga em Pedagogia na USP, sendo esta a primeira vez que avança para a segunda fase.
“Eu achei que a redação trouxe um tema bastante amplo, que dava para desenvolver bem e falar mais profundamente. A prova, no geral, estava tranquila, mas a Fuvest exige muito das leituras obrigatórias, com perguntas muito específicas, então é essencial ter lido os livros”, disse.
LEIA TAMBÉM:
VESTIBULAR: 2ª fase da Fuvest 2025: mais de 1 mil candidatos devem fazer a prova em São Carlos e Pirassununga
AVALIAÇÃO: Tema da redação da Fuvest 2025 é solidariedade; abstenção é de 6,22%
LEITURA COLETIVA: Mulheres encontram amizade e apoio em grupo de leitura de autoras femininas
Prova
Neste primeiro dia de exame, os candidatos elaboraram uma redação e responderam a 10 questões dissertativas de português, incluindo interpretação de texto, gramática e literatura.
Já na segunda-feira (16), serão 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.
O estudante Leonardo Moreira, de 18 anos, de São Carlos, tenta pela segunda vez uma vaga em Ciência da Computação na USP. Ele avaliou a prova do primeiro dia como desafiadora, mas dentro do esperado para a Fuvest.
“Eu achei a redação meio difícil, mas esperada, porque a Fuvest sempre traz temas mais sociais e psicológicos. Esse ano foi sobre relações sociais e solidariedade, que é um tema complicado, mas dá pra trabalhar. Acho que amanhã será mais tranquilo, porque vai ter Matemática e Física, que são áreas onde tenho mais facilidade. Estou confiante tanto para hoje quanto para amanhã”, afirmou.
Já para a estudante Akyra Natal, de 18 anos, o temática foi trabalhalhosa, mas ela acredita que conseguiu desenvolver bem o assunto . A estudante de São Carlos tenta pela primeira vez uma vaga no curso de Educação Física, em Ribeirão Preto (SP).
“Eu achei bastante trabalhoso, mas não foi impossível de fazer, estava bem de boa. Consegui desenvolver bem, foi um tema bom, dava pra fazer. Eu acho que amanhã (segunda-feira) exatas vai ser pouco mais puxado de fazer, e áreas humanas e biológicas, que é o que está na segunda fase de educação física, é um pouco mais tranquilo de fazer”, conclui.
Fuvest 2025
Uma das formas de ingresso na Universidade de São Paulo (USP), a Fuvest registrou nesta edição a menor taxa de abstenção de candidatos na primeira fase do vestibular, de toda sua história: 7,8%.
Dos 99,3 mil estudantes que fizeram a prova da primeira etapa, apenas 30,8 mil atingiram a pontuação necessária para seguir na disputa por uma das 8.147 vagas ofertadas pela USP para o ano letivo de 2025 — sendo 4.888 voltadas para ampla concorrência, 2.053 para egressos de escola pública e 1.206 para cotas raciais.
A primeira lista de chamada para matrícula será publicada em 24 de janeiro.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.