Santa Casa de Maceió Celebra a Quarta Edição do Quality Day


Com palestra, mesa-redonda e homenagens, evento valorizou ações para a Qualidade e Segurança do Paciente O Escritório de Excelência da Santa Casa de Maceió realizou, no último mês, o IV Quality Day, evento que apresentou as melhorias e evoluções decorrentes da implantação do Processo de Qualidade e Acreditação no complexo hospitalar alagoano. A solenidade foi realizada no Auditório Sizenando Nabuco, no Centro de Estudos da instituição.
Quality Day chega à quarta edição na Santa Casa de Maceió
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
O provedor Humberto Gomes de Melo destacou o esforço da Santa Casa de Maceió em investir em qualidade e novas tecnologias, ressaltando o compromisso com a melhoria contínua. “Comemoramos o IV Quality Day mostrando aquilo que o hospital vem fazendo nesses seus 173 anos de existência. Graças ao trabalho dedicado de toda a equipe, de todos os profissionais, de todos os médicos, de todos os colaboradores, desde 2009, quando a instituição conseguiu a primeira Acreditação, temos desenvolvido as condições necessárias para que a sociedade alagoana possa ter aquilo que deseja da Santa Casa de Maceió”, afirmou.
O evento, que contou com homenagens, palestra magna, apresentações e uma mesa-redonda, enfatizou a importância do trabalho em equipe e da participação ativa de todos os colaboradores da instituição, desde a gestão até os profissionais da linha de frente, para alcançar os melhores resultados no cuidado ao paciente.
A médica do Escritório de Excelência e vice-presidente da Comissão de Revisão de Prontuários da Santa Casa de Maceió, Ana Eliza Campos Christopoulos, destacou a relevância da segurança do paciente e do compromisso da instituição com essa área. “Sempre falo que antes de conhecer a Qualidade, eu era cega e não sabia. Porque na formação do médico, e da maioria dos profissionais de saúde, essa matéria, a Segurança do Paciente, não é estudada. E ela poderia ser instituída nas graduações, porque faz total diferença no dia a dia para entender a mapear os riscos. Ao longo desses anos, sempre com o comando do nosso provedor, que é um visionário, trazemos esse tema. Santa Casa hoje é pioneira, e segue como o maior hospital de Alagoas em relação a cuidar da segurança do paciente”, afirmou.
Convidada para a palestra magna, a enfermeira Maria Cecília Zambrana Curti, coordenadora da equipe de Segurança do Paciente e Práticas Assistenciais do complexo hospitalar Beneficência Portuguesa,  falou sobre a importância da gestão da qualidade na Segurança do Paciente e para a sustentabilidade das instituições.
“No cenário do sistema de saúde, buscamos trazer uma assistência mais segura para os nossos pacientes. Foi um prazer imenso estar na Santa Casa de Maceió, porque só nos demonstra que não importa a região do Brasil, não importa o padrão do hospital, o tamanho ou as pessoas, todo mundo busca diariamente trabalhar a qualidade, e, essa é a melhor troca que existe. Ouvir o que as instituições estão fazendo no dia a dia, ver que está super atrelado ao que nós também estamos trabalhando, eu acho que a gente tem coesão, que está todo mundo buscando essa melhoria”, disse.
As apresentações de gestores e coordenadores de vários setores da Santa Casa, abordaram temas como as transformações na instituição após a implementação de processos de Qualidade, Segurança do Paciente e Acreditação hospitalar. Também foram discutidos os avanços na cultura de segurança por meio do Núcleo de Segurança do Paciente, as melhorias implantadas na Enfermagem, Farmácia e a contribuição da Tecnologia da Informação para a implementação de processos de qualidade.
O IV Quality Day também contou com uma mesa-redonda composta pelo diretor de Infraestrutura e Negócios, Carlos André de Mendonça Melo, pelo diretor Administrativo Financeiro, Dácio Guimarães, e pela enfermeira Maria Cecilia Zambrana Curti para discutir a gestão da qualidade na Segurança do Paciente e para a sustentabilidade das instituições.
Na Santa Casa de Maceió, o setor de Qualidade está em funcionamento desde 2008. “Trabalhamos com melhoria contínua há 16 anos, então sempre haverá algo para ser aprimorado na instituição. Hoje, um dos maiores desafios é manter o engajamento das equipes, entendendo que uma vez certificada, a instituição não vai ser para sempre certificada. Precisamos olhar para os nossos processos diariamente e enxergar possibilidades de ajustes e transformações”, pontuou Larissa Andrade, coordenadora administrativa do Escritório de Excelência.
Quality Day chega à quarta edição na Santa Casa de Maceió
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
HOMENAGENS –  Durante a programação do IV Quality Day, várias homenagens foram realizadas a pessoas e setores pelo engajamento e dedicação às ações voltadas para a qualidade e segurança do paciente. O primeiro homenageado foi o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, que implantou o setor da Qualidade, em 2008.
Na segunda parte do evento, também foram homenageados os gestores, gerentes, assessores pelo engajamento às iniciativas voltadas à Qualidade e Segurança do Paciente, e os setores que se destacaram dentro dos critérios estabelecidos pelo Escritório de Excelência. São eles: Unidade São Vicente de Paulo – Setor com a maior quantidade/melhores tratativas; Unidade Irmã Inocência – Setor com a melhor experiência do paciente; Centro Cirúrgico Geral – Setor que mais notificou incidentes; a Clínica de Anestesiologia de Maceió (CAM)- Parceiro envolvido com a melhoria da qualidade; Equipes da Nefrologia e da Geriatria Unidade Santa Ana e São Joaquim – Equipes com maior engajamento; e os times de Coordenação do Cuidado,  Cirúrgico, e da Cadeia Medicamentosa – Times de trabalho da Qmentum.
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874
MINUTO SANTA CASA
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