Meteorologista explica temporal e ventania que atingiram São José dos Campos e provocaram estragos


Cidade registrou mais de 30 quedas de árvores nesta quinta-feira (28), quando os ventos passaram dos 100 quilômetros por hora. Estrago causado pela chuva forte que atingiu São José dos Campos
Rauston Naves/TV Vanguarda
A Defesa Civil de São José dos Campos (SP) ainda contabiliza os estragos que foram causados pelo temporal que atingiu a cidade nesta quinta-feira (28).
De acordo com a Prefeitura de São José, os ventos de mais de 100 quilômetros por hora que acompanharam a chuva derrubaram mais de 30 árvores e deixaram diversos imóveis sem energia elétrica.
O meteorologista Giovanni Dolif, do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), explica que a condição foi causada por uma combinação entre as altas temperaturas e um cavado, que é uma corrente de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade.
“Tivemos uma sequência de dias sem chuva, e nessa época o sol é muito quente. Então as temperaturas subiram bastante. A gente saiu de 30°C na segunda-feira, para 35°C no dia da tempestade”, afirma.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Temporal com ventos de 101 KMH causa estragos em São José
Ele compara a condição o efeito que aconteceu ao jogar água sobre uma chapa quente.
“Quando chegaram as áreas de instabilidade, promovendo a chuva, é como se a gente tivesse uma chapa quente, jogasse água e ‘tsss’, fazendo aquele efeito.”
“Então a atmosfera estava muito quente, e (isso) é o combustível para essas tempestades mais severas. Agora que já rompeu esse calor, a gente ainda pode ter chuva, pode ter até alguma trovoada, mas não tem mais previsão de ventanias fortes como teve ontem”, conclui.
Mesmo assim, São José dos Campos segue incluído em um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que é válido pelo menos até sábado (30).
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.