• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Exposição ‘Juruti – Festival das Tribos’ é aberta em Brasília com presença de autoridades paraenses


16 telas do fotógrafo Alexandre Baena retratam o Festribal, uma celebração aos povos originários em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças, realizaa em Juruti, oeste do Pará. Autoridades paraenses prestigiaram abertura da exposição de Alexandre Baena, no Senado Federal
Ascom Dep. Henderson Pinto / Divulgação
A exposição Juruti — Festival das tribos, do fotógrafo paraense Alexandre Baena, foi aberta oficialmente nessa terça-feira (20) no Espaço Cultural Senador Ivandro no Senado Federal, em Brasília (DF), com a presença do deputado federal Henderson Pinto (MDB-PA) e dos ministros paraenses do Turismo, Celso Sabino, e das Cidades – Jader Filho, além do senador Jader Barbalho (MDB-PA) e da prefeita do município de Juruti, Lucídia Batista.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O trabalho retrata, por meio de registros fotográficos, a existência da população indígena nativa da cidade de Juruti, no oeste paraense, onde é realizado o Festribal, uma celebração aos povos originários em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças.
O deputado federal Henderson Pinto elogiou a exposição e reforçou a necessidade de enaltecer a cultura do Pará. “Um momento histórico que honra muito o nosso estado. É uma grande oportunidade para as pessoas conheceram mais sobre a nossa cultura e a nossa gente. Agradeço ao senador Jader Barbalho pela iniciativa e ao fotógrafo Alexandre Baena que apresenta um material grandioso”, enfatizou.
Darléa Pinto, Naiana Canto e deputado federal Henderson Pinto
Ascom Dep. Henderson Pinto / Divulgação
O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do Festribal, que são mostradas na exposição. O palco das apresentações é o Tribódromo, onde se apresentam as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) na disputa pelo do título do Festribal.
O senador Jader Barbalho destacou que a iniciativa é uma oportunidade de mostrar a grandiosidade do Festival e, também, um reconhecimento ao trabalho do fotógrafo Alexandre Baena.
Fotografia do Festribal integra exposição itinerante do fotógrafo Alexandre Baena
Divulgação
A exposição conta com patrocínio da Prefeitura de Juruti, Governo do Estado do Pará via Banpará, Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), com realização MAB Comunicação.
Depois de Brasília, a exposição segue sua trajetória itinerante pelo Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Espírito Santo (Vitória), Bahia (Salvador) Amazonas (Manaus) e Pará (Belém e Juruti).
*Colaborou Régis Balieiro, assessor parlamentar
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.