Geada muda cenário de bairros de São Paulo


Segundo o Inmet, foram registrados 3,5°C na capital paulista.
Moradores se surpreenderam com camada de gelo em gramados e carros.
Geada atingiu o bairro de São Mateus, na Zona Leste (Foto: Laiane Cristina Silva de Almeida/VC no G1)

Moradores de São Paulo e de cidades da região metropolitana se surpreenderam com a geada que atingiu diversos bairros nesta segunda-feira (13), dia em que a cidade de São Paulo teve a temperatura mais baixa do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmetx), foram registrados 3,5°C na capital paulista.

Leitores enviaram fotos e relatos sobre o fenômeno pelo VC no G1. Carros, ruas e gramados amanheceram com uma camada branca de gelo.

 
Gramado em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo (Foto: Michelle Santos/VC no G1)

Moradora de São Mateus, na Zona Leste da capital, a enfermeira Rita Daniela Silva, de 40 anos, disse que se espantou ao abrir a porta de casa e encontrar seu veículo coberto de gelo. “Meu carro não pegou. Acho que congelou alguma coisa dentro. Tive de ir para o trabalho de ônibus”, disse.

Carro amanheceu coberto com camada de gelo (Foto: Laiane Cristina Silva de Almeida/VC no G1)

A manicure Laiane Cristina Silva de Almeida, de 26 anos, gostou de ver a grama perto de sua casa esbranquiçada. “Moro há 19 anos em São Mateus e nunca vi isso antes”, afirmou. “Minha filha de 5 anos ficou impressionada. Era gelo mesmo.” Em Parelheiros, no extremo sul da capital, o cenário foi parecido.

Carro coberto com camada de gelo em São Mateus (Foto: Rita Daniela Silva/VC no G1)

Junho frio
A temperatura registrada nesta madrugada também foi a menor para o mês de junho em 22 anos, segundo o Inmet. O recorde anterior para o mês havia sido registrado em  27 de junho de 1994, quando os termômetros marcaram 2°C.

saiba mais

São Paulo registra temperatura mais baixa do ano, diz Inmet

Já segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), outra instituição que também mede a temperatura, a capital paulista registrou mínima de 0ºC no bairro Capela do Socorro, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 3h20 desta segunda-feira (13).

A massa de ar frio de origem polar mantém o tempo seco e ensolarado nos próximos dias. As noites e madrugadas de céu claro vão facilitar a acentuada queda das temperaturas. A umidade relativa do ar entra em declínio e pode atingir valores próximos aos 30% nas horas mais quentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.