Em MG, internauta flagra lixo hospitalar descartado irregularmente

Material foi descartado na Rua Goiás, no Bairro Santo Antônio, em Janaúba.
Seringas e embalagens de medicamentos estão entre os resíduos.

 

 Um radialista flagrou uma quantidade de lixo hospitalar descartado irregularmente no Bairro Santo Antônio, em Janaúbax (MG). No vídeo, feito por José Ambrósio Prates, nasegunda-feira (23), é possível ver seringas e embalagens de medicamentos, além de outros materiais.

“Contei mais de 80 seringas, luvas, bisturis, coletores e até cateteres, material sujo e usado, que coloca em risco a saúde da população e principalmente das crianças, que passam pelo local com frequência, inclusive para ir a escola”, fala.

José Ambrósio conta que os moradores disseram que o material foi deixado na Rua Goiás por um carroceiro. “Depois que fiz o vídeo, colocaram fogo no lixo, que foi recolhido por um caminhão da Prefeitura, mas é preciso que os culpados sejam punidos, é uma situação inadmissível”, diz o radialista. 

Nota da redação: Nas imagens é possível ver papeis que fazem referência ao Centro Oftalmológico de Janaúba. O G1 entrou em contato com a clínica e o diretor, Helber Caldeira, informou que pertencem à unidade de saúde apenas os papeis e embalagens de papel, recolhidos pela Prefeitura como lixo comum, e que há 15 dias houve problemas com a coleta dos resíduos.

Em relação aos demais materias que aparecem no vídeo, Helber destacou que não utilizados em procedimentos feitos na Clínica, que conta com uma empresa especializada e credenciada junto aos órgãos sanitários que recolhe o lixo perfuro-cortante.

“Os papeis que aparecem nas imagens foram associados indevidamente com os demais materiais, estamos há 15 anos no mercado e sabemos como funciona o gerenciamento de resíduos, somos credenciados junto ao Ministério da Saúde e precisamos estar com as nossas obrigações em dia”, destacou Helber. 

O G1 também entrou em contato com a Prefeitura de Janaúba. Alessandro Aguiar, coordenador da Secretaria de Serviços Urbanos, afirmou que uma equipe foi até o local para verificar o descarte irregular, mas o material havia sido queimado. Os resíduos foram recolhidos e descartados.

Alessandro Aguiar disse também que a Secretaria de Meio Ambiente foi acionada, juntamente com a Vigilância Sanitária, para apurar os fatos e punir quem tiver feito o descarte. Classificou o ocorrido como “absurdo” e disse que todas as providências estão sendo tomadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.