Eu sou Urso, meu amor!


Entenda porque o Bloco do Urso é considerado um dos melhores carnavais do país! Foliões respondem
Crédito: Divulgação
A cada ano, o Bloco do Urso atrai um número maior de foliões. A festa já configura entre as melhores do Brasil, competindo inclusive com os grandes carnavais do Rio e de Salvador. Vindos de várias partes do país, os foliões se apaixonam pelo charme da cidade, pela facilidade de transitar, pela segurança e pela excelente estrutura do evento e suas atrações.
Ajayô
Ney Nogueira é um deles. Em 2013, ele e uma amiga saíram de Taubaté para passar o Carnaval em Santa Rita do Sapucaí e conhecer o Bloco do Urso. Quando ficou sabendo que em um dos dias seria obrigatório o uso de fantasia, ficou um pouco apreensivo, pois não gostava muito de se fantasiar. Mas logo teve a ideia de se vestir de Carlinhos Brown, já que muitas pessoas diziam que ele era parecido com o músico. Foi aí que sua vida mudou.
“No caminho para a festa, eu não conseguia andar. Muita gente parando na rua pra tirar foto, pra conversar, as crianças me abraçando. Chegando no Bloco, a situação foi ainda mais intensa. Tanto que o Leandro Pica-Pau, que ia cantar no trio elétrico nesta noite, me convidou pra ir junto com ele. Quando eu apareci no Trio Elétrico, foi incrível. Ali surgiu o Ney Brown. Desde então, todos os anos, eu participo da festa com essa fantasia, em homenagem ao Carlinhos Brown”, conta o folião.

Crédito: Divulgação
Atualmente ele leva vários amigos junto com ele para a festa, é a Turma do Ney, que já chegou a ter mais de 50 pessoas.
“É uma turma muito boa de amigos que passa o carnaval junto há 10 anos. O que mais nos motiva a participar é que é uma festa bonita, bem organizada, com segurança, em que você tem tranquilidade de ir e se divertir junto com seus amigos sem preocupação”.
Mas o carinho pelo evento e por todos que fazem o Bloco acontecer tem ainda outro motivo, segundo ele.
“O Bloco do Urso me deu uma oportunidade. Hoje em dia, eu faço alguns eventos vestido de Carlinhos Brown e já sou reconhecido no Brasil todo. O próprio Carlinhos Brown curte todas as fotos que posto”, comenta orgulhoso.
E para este ano, a preparação está a todo vapor.
“São 25 anos do Bloco e 10 anos do personagem Ney Brown no Urso, então não poderia estar fora desta. A fantasia já está pronta e a expectativa é que seja o melhor carnaval de todos!”, revela o folião.
Carnaval em Minas é bão demais sô!
Andressa Cassuba é de Blumenau (SC) e, no ano passado, participou do Bloco do Urso pela primeira vez com um grupo de amigos. A viagem durou quase um dia inteiro, com trajetos de carro e de avião, mas ela afirma que apesar de cansativa, faria tudo de novo.
“Eu amo Carnaval e adorei que tenha uma mistura musical. Era clima de carnaval, mas com música sertaneja, funk, axé. O povo mineiro é super receptivo. Em um dia de Urso, fizemos amizade que levamos para a vida. A galera de Minas até está vindo para Santa Catarina direto e uma amiga minha começou a namorar um paulista que conheceu no Urso. Era pra ser só um Carnaval, mas criamos vínculos”, lembra.

Crédito: Divulgação
Ela e sua turma não se arrependem de ter escolhido passar o feriado em uma cidade pequena, ao invés de ir para grandes centros.
“O Urso foi uma festa que surpreendeu muito. Todos nossos amigos ficaram curiosos e chocados quando falamos dos shows que fomos. Sem contar a estrutura do lugar, que era incrível. Eu amei o open bar, me senti super segura, a comida estava ótima, o lugar super bem equipado e confortável. Ficamos todos os dias até o amanhecer e no dia seguinte não estávamos cansados, mas sim animados para o próximo dia. Algumas amigas foram para o Rio de Janeiro e quando compartilhamos as histórias elas se arrependeram de não ter ido para Minas com a gente.”
Este ano, eles não virão pois não conseguiram folga do trabalho, mas já estão se planejando para voltarem em 2025.
“Iremos levar uma excursão aqui de Santa Catarina. Viramos “garotas e garotos propaganda” do Urso. Falamos da festa para todo mundo. A galera nem aguenta mais (rs). Vamos ir junto com os amigos mineiros e as expectativas são as melhores”, conclui Andressa.
Palavra de veterano
Leonardo Henrique de Souza é de Santa Rita do Sapucaí e participa do Bloco do Urso desde o início. Movido pela cultura carnavalesca da cidade, com seus blocos famosos, Ride Palhaço e Democráticos, ele começou a participar desde muito novo, lá pelos 16 anos, das primeiras festas promovidas pelo Urso, que segundo ele, eram pequenas, sem artistas famosos, mas que promoviam o encontro dos jovens da cidade e eram muito boas.
“Venho acompanhando a evolução do Bloco do Urso há 20 anos, no mínimo. Todo ano eu vou e é sempre surpreendente. Os shows vão melhorando a cada ano. Claro que tem shows que não dá pra repetir, por exemplo, Ivete Sangalo. Mas sempre com ótimos artistas como Leo Santana, Anitta, Thiaguinho, Jorge e Mateus. O que me motiva a participar é saber que a organização está sempre melhorando para promover uma experiência de usuário fantástica”, ressalta.
Para ele, a estrutura que o Bloco do Urso oferece é seu grande diferencial.
“Para quem quer mais tranquilidade e privacidade tem o camarote, com comida e bebida boa. Pra quem curtir uma “baguncinha” tem área vip e também é possível transitar entre um lugar e outro. Então, essa estrutura que o Urso oferece é fantástica e o que motiva a cada ano você querer participar. Eu não tenho a menor vontade de participar de outros carnavais. O Bloco do Urso tem meu lugar garantido, meu carnaval é com eles”, afirma.

Crédito: Divulgação
E para este ano a expectativa é de muita curtição e saudosismo.
“São 25 anos de história, 25 anos de evolução mantendo alto nível, então a gente tá louco pra ver o que o Urso vai apresentar, quem eles vão homenagear, o que vão relembrar, afinal 25 anos não são 25 dias. É muita expectativa mais pela história, por tudo o que já aconteceu e o que trouxe o Urso até esse momento”, destaca o folião.
E você, já garantiu seu Abadá? Ingressos em www.blocodourso.com.br

Adicionar aos favoritos o Link permanente.