Casos de dengue em 2024 já ultrapassam mesmo período de 2022, ano com maior número de casos da história, diz secretaria


Conforme a pasta, houve quatro mortes por dengue confirmadas até o momento. Há, por dia, uma média 10 internações no estado. Mosquito fêmea do Aedes aegypti no Laboratório de Entomologia do Instituto de Biociências da UFMT
Junior Silgueiro/Gcom-MT
Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), os casos de dengue nas cinco primeiras semanas de 2024 superaram os registros do mesmo período em 2022, quando ocorreu a pior epidemia no estado. Em relação a 2023, o mesmo período de 2024 teve um aumento de 70%.
Conforme a pasta, houve quatro mortes por dengue confirmadas até o momento e há, por dia, uma média 10 internações no estado. Atualmente há 29.630 casos de dengue notificados, dos quais 11.923 foram confirmados.
LEIA TAMBÉM
Entenda por que Goiás é um dos estados com o maior número de casos de dengue registrados no país
Goiás declara situação de emergência por conta da dengue; entenda ações
Adolescente de 16 anos morre de dengue em Goiás, diz hospital
Conforme o subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano Carvalho, em dezembro de 2023, houve 84 internações nas unidades estaduais, enquanto em janeiro de 2024 houve um aumento de mais de 300%, totalizando cerca de 212 internações. Em fevereiro, até esta quinta-feira (8), já foram registradas 83 internações.
“Observamos um rápido aumento dessas internações. E com o aumento das internações, também aumenta o número de óbitos”, alertou o subsecretário.
Situação de emergência
Goiás declarou situação de emergência em saúde pública depois que o estado atingiu, por quatro semanas epidemiológicas consecutivas, a taxa de incidência de casos suspeitos de dengue acima do limite definido no Plano de Contingência Estadual para Arboviroses. Segundo o governo estadual, o decreto autoriza medidas necessárias para evitar internações, casos graves e mortes.
Entenda ações da situação de emergência
O estado criou, ainda, o Gabinete de Crise da Dengue e Arboviroses, que é uma estrutura temporária de análise, decisão e controle, responsável pela gestão plena da situação durante a crise. Nele, diretores, gestores assistenciais e gestores de área tomam decisões sobre a situação.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.