Após prisão de prefeito em operação contra corrupção, vice assume prefeitura de Guapé, MG


Antônio de Oliveira (PSD) de 54 anos tomou posse interinamente da prefeitura nesta quinta-feira (8). Ato de assinatura aconteceu na Câmara Municipal. O vice-prefeito Antônio de Oliveira (PSD) assumiu interinamente nesta quinta-feira (8) a prefeitura de Guapé (MG). A mudança acontece devido à prisão do prefeito Nelson Lara durante uma operação do Gaeco contra corrupção.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Vice-prefeito de Guapé – Antônio de Oliveira (PSD)
Reprodução
A posse do prefeito interino aconteceu na manhã desta quinta-feira. O ato de assinatura foi realizado na Câmara Municipal.
Evandro Antônio de Oliveira tem 54 anos e é natural de Guapé. Ele é formado em contabilidade e está filiado ao PSD, Partido Social Democrático.
Após prisão de prefeito em operação contra corrupção, vice assume prefeitura de Guapé, MG
Câmara de Vereadores de Guapé
Prefeito preso em operação
O prefeito de Guapé (MG), Nelson Alves Lara, foi preso durante uma operação do Gaeco na manhã quarta-feira (7). A ação tem objetivo de combater um esquema de corrupção na cidade sul-mineira. Por causa da operação, o prefeito foi expulso do PC do B, partido do qual fazia parte.
De acordo com o MP, os mandados de prisão foram expedidos contra o prefeito de Guapé, o procurador-geral do município, o diretor-geral do Saae, o gestor de obras e dois empresários.
Nelson Alves Lara, prefeito de Guapé preso em operação do Gaeco
Reprodução/EPTV
Os suspeitos são investigados por pelos crimes de corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro e entrega de veículo automotor a pessoa não habilitada. O MP informou que já foi oferecida denúncia contra seis pessoas pela prática de oito crimes.
As investigações
Segundo as investigações, os denunciados são parte de um “grande esquema de corrupção que se instalou no Município de Guapé”. Segundo o MP, o grupo obtinha, por causa do cargo de prefeito municipal, vantagens indevidas na forma de terrenos de empresários do setor imobiliário.
Além disso, os integrantes da organização criminosa ocultavam a origem e a propriedade dos bens por meio de operações de lavagem de dinheiro. Paralelamente, eles também utilizavam para proveito próprio os bens públicos.
Prefeito de Guapé é preso em operação do MP contra esquema de corrupção
Lorena Vale/EPTV
Ainda de acordo com o MP, os denunciados são investigados ainda por fraudes e desvios na execução de contratos administrativos e em licitações.
De acordo com o MP, as prisões foram decretadas para garantir a ordem pública e por conveniência da investigação e da instrução processual penal, uma vez que os denunciados planejavam ocultar documentos, combinavam versões e cogitavam atentar contra a vida e a saúde de pessoas de alguma forma envolvidas nas apurações.
Prefeito de Guapé (MG) é preso em operação contra corrupção e lavagem de dinheiro
Gaeco Varginha
O que diz a defesa dos envolvidos
Para a EPTV, o advogado Marcus Vinicius Oliveira, que acompanhou a prisão do prefeito de Guapé, a decisão do pedido de prisão preventiva feita pelo desembargador Jolber Carneiro não está bem fundamentada. Ele informou que não teve acesso aos autos, apenas ao pedido de prisão.
Ainda de acordo com o advogado, o prefeito foi surpreendido com medida de busca e apreensão em sua residência e prisão preventiva. Segundo ele, o prefeito está tranquilo, seguro e passou voluntariamente a senha e o celular para a polícia. O caso será assumido por um advogado de Belo Horizonte.
No momento em que era levado à viatura policial, o prefeito falou com jornalistas que estavam no local: “Tudo será esclarecido, tenho certeza”.
O presidente da Câmara de Guapé, Danilo Álvaro da Silva (PCdoB), informou que vai esperar as investigações e o desenrolar da situação para saber mais sobre a prisão. De acordo com Danilo, diante dos fatos, a Câmara Municipal também poderá abrir uma investigação.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.