Aumento de alunos matriculados na educação especial na região esbarra na falta de profissionais


Monte Mor adiou o início das aulas dessa modalidade por conta da falta de monitores. Região têm aumento de matrículas na educação especial na rede pública
Cresceu em cidades da região de Campinas o número de alunos matriculados na Educação Especial da rede pública de ensino em 2023, se comparado a 2022. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP).
ENTENDA: Segundo o instituto, Educação Especial é uma modalidade que integra a proposta pedagógica da escola regular com o atendimento educacional especializado (AEE) aos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.
Em Monte Mor (SP), o aumento das matrículas na modalidade foi de 30% de 2022 para 2023. Mas agora, em 2024, o início das aulas foi adiado por conta da falta de profissionais monitores para auxiliar no trabalho com os alunos.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
É o caso da filha da Raquel, de 12 anos, que precisa da educação inclusiva. A mãe foi orientada a não levar a criança na escola por conta do problema.
“A escola me procurou e disse para todas as mães que tem filhos especiais que no momento estava sem monitora na escola para tomar conta dos nossos filhos especiais”.
Em nota, a Prefeitura de Educação de Monte Mor informou que já fez um concurso para a contratação dos monitores, mas alegou que houve um atraso na convocação dos profissionais. Com isso, essa contratação deve acontecer até o dia 19 de fevereiro.
“A Secretaria de Educação de Monte Mor garante que não haverá nenhum prejuízo pedagógico para nenhum aluno ou aluna da rede municipal de ensino, e que qualquer conteúdo perdido será reposto”.
Início do ano letivo da Educação Especial está atrasado em Monte Mor, relata mães
Reprodução/EPTV
Maiores cidades
Nas maiores cidades da região de Campinas, o aumento no número de matriculados na Educação Especial chega a 16%. Os dados somam a rede municipal e estadual. Veja números:
Campinas (SP)
2022: 4.058 matriculados
2023: 4.692 matriculados
+15,6%
Sumaré (SP)
2022: 1.131 matriculados
2023: 1.313 matriculados
+16%
Indaiatuba (SP)
2022: 1.037 matriculados
2023: 1.143 matriculados
+ 10%
Posição Monte Mor
A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Educação municipal, informa que o processo de homologação das pessoas que fizeram o concurso público realizado em 2023, com o objetivo de preencher as vagas de professores e cuidadores de crianças que foram aprovados, sofreu um atraso em razão de uma questão relacionada ao Instituto contratado para efetuar o concurso, o INDEC.
Houve, e essa informação é do próprio Instituto, uma quantidade muito acima do esperado de recursos de participantes do concurso, recursos que precisaram passar por avaliação dos técnicos do INDEC, para que não houvesse prejuízo aos candidatos.
Assim que o processo foi referendado no INDEC e passou para a homologação na Prefeitura de Monte Mor, o processo de chamada, atribuição e, agora, de perícia médica que deve ser efetuado por todos os aprovados, a questão será resolvida, como previsto pela Secretaria de Educação do município, até o dia 19 de fevereiro, sem maiores prejuízos aos alunos da rede municipal de ensino.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.