Eleições nos EUA: Nikki Haley tem derrota surpreendente na disputa interna do Partido Republicano


Nas prévias das eleições americanas, a adversária do ex-presidente americano Donald Trump perdeu em Nevada para ‘nenhum dos candidatos’. Nas prévias das eleições americanas, a pré-candidata do Partido Republicano Nikki Haley perdeu para um adversário surpreendente.
Na cédula eleitoral do estado de Nevada havia: Nikki Haley, candidatos menores que até já desistiram da corrida e nenhum dos candidatos. “Nenhum dos candidatos” venceu com 61% dos votos e Nikki Haley ficou muito atrás, com 32%.
Eleições nos EUA: Nikki Haley tem derrota surpreendente na disputa interna do Partido Republicano
Jornal Nacional/Reprodução
Ela disputa com Donald Trump a indicação do Partido Republicano para concorrer à Presidência dos Estados Unidos. Só que o Partido Republicano do estado de Nevada complicou ainda mais as regras em 2024. Normalmente, os estados têm duas maneiras de fazer as prévias: em forma de primárias – como uma pré-eleição – ou em um caucus, que são reuniões com eleitores acontecendo ao mesmo tempo em cidades diferentes.
Em Nevada, o Partido Republicano decidiu, em 2024, fazer os dois. E cada candidato só poderia participar de uma das modalidades. Mas, no fim, só vai valer a indicação de quem vencer o caucus.
Líder nas pesquisas, Trump decidiu participar dos caucus nesta quinta-feira (8). Haley optou pelas prévias. Acreditou que concorrer sozinha – mesmo sem conseguir a indicação oficial – seria a chance de passar um recado ao partido. O que não aconteceu. Haley foi a primeira pré-candidata a perder em Nevada para “nenhum desses candidatos”. Muitos eleitores que resolveram votar em ninguém, vão voltar na quinta-feira para escolher o ex-presidente Donald Trump.
Depois da derrota acachapante, a campanha de Nikki Haley se defendeu dizendo que não gastou um centavo em propaganda no estado e que a candidata nem visitou Nevada porque o partido fez uma manobra para favorecer Donald Trump.
Do lado democrata, nenhuma surpresa em Nevada. Nas primárias, o presidente Joe Biden ficou com quase 90% dos votos e, ao contrário de Haley, deixou “nenhum dos candidatos” em um longínquo segundo lugar, com 6%.
LEIA TAMBÉM
Sem Trump na cédula, Nikki Haley perde eleições em Nevada para ‘nenhuma das opções de candidatos’
Como Trump pode atrasar o seu próprio julgamento?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.