Potiguar de 17 anos se inspirou na mãe empregada doméstica para tirar nota mil na redação do Enem


Tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Estudante disse que não largou lazer. Letícia Vicente da Silva, 17 anos, tirou nota 1 mil. Ela sonha em cursar medicina
Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca
A estudante Letícia Vicente da Silva, de 17 anos e moradora de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, disse que se inspirou na mãe, que é empregada doméstica, para fazer a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela está entre os 60 estudantes do Brasil que conquistaram a nota máxima.
O tema da redação no Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Das 60 redações nota mil no Enem 2023, seis são de estudantes do RN
“A minhã mãe tem uma história de vida muito longa, muito difícil. Assim que eu vi o tema, eu lembrei dessa história, é uma história de doméstica, é difícil mesmo, e o tema fazia jus a todo esse processo”, contou a estudante, que é filha de Auzeni Vicente, de 64 anos.
Auzeni Vicente e a filha, Letícia Vicente, que tirou nota mil na redação do Enem
Arquivo pessoal/Cedida
Essa foi a primeira vez que Letícia fez o Enem para valer – nos anos anteriores ela participou com “treineira”. Ela disse que o tema da redação a surpreendeu, mas que durante os estudos fez redações de temas semelhantes, o que ajudou.
“Pelas práticas ao longo do ano, eu consegui lembrar de temas que eu já tinha feito sobre mulheres, sobre trabalho”, contou.
A estudante disse que sempre teve notas muito boas na escola, “mas não esperava conseguir o mil [na redação] esse ano”.
Letícia falou que tinha um rotina programa de estudos durante a semana e que no fim de semana preferia até estudar de madrugada, mas que não deixou o lazer de lado.
“Foi um equilíbrio que eu tive. Não deixei o meu lazer de lado, continuei dançando, que é o que eu gosto de fazer, continuei saindo com meus amigos quando eu podia, além de estudar”, disse.
Letícia, estudante de Mossoró (RN), tirou nota mil no Enem
Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca
“Participei de espetáculos municipais, festivais de dança em outras cidades e tudo mais, mas me dedicando ao máximo com o tempo e os recursos que eu tinha”.
A estudante vai tentar aplicar a nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para tentar cursar medicina na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) ou na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado
Vídeos mais assistidos do g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.