Após problemas de abastecimento, Campinas recebe 5 mil doses de vacina bivalente contra Covid-19


Na semana passada, prefeitura informou não ter recebido remessas previstas pelo Ministério da Saúde e estoque ficou perto de ser zerado. Expectativa é que postos sejam reabastecidos até sexta (19). Vacina bivalente contra a Covid-19
Reprodução/Agência Brasil
A prefeitura de Campinas (SP) recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), 5 mil doses da vacina bivalente contra a Covid-19. A chegada da nova remessa acontece após os estoques da metrópole ficarem quase zerados por conta de atrasos nas entregas previstas pelo Ministério da Saúde (entenda abaixo).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A expectativa é que todos os centros de saúde sejam abastecidos com novas doses até a tarde desta sexta-feira (19). A previsão inicial era de que a remessa seria entregue no dia 9 de janeiro, o que não aconteceu, segundo a administração municipal.
O problema foi inicialmente notificado pela prefeitura no dia 11 de janeiro. À época, o Executivo informou que estava em contato com o governo do estado para normalizar a situação. A Secretaria de Estado e o Ministério da Saúde, no entanto, divergiram sobre o caso.
Enquanto o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) disse que “não recebeu a quantidade de doses solicitada ao Ministério da Saúde”, o governo federal afirmou que não havia desabastecimento do insumo, e que novas doses seriam enviadas ao estado na semana seguinte.
Balanço vacinal
De acordo com a Secretaria de Saúde de Campinas, até 29 de dezembro de 2023, foram aplicadas 215 mil doses do imunizante, o que representa que 23,2% da população com mais de 18 anos recebeu o reforço.
“Deste total, 98,4 mil imunizantes foram aplicados na população com 60 anos ou mais, o que significa uma cobertura estimada em 67,2% para esta faixa etária da população”, diz a pasta.
A vacina bivalente contra Covid-19 pode ser aplicada em pessoas a partir dos 12 anos, dependendo de critérios – veja abaixo as indicações da vacina.
Para receber o imunizante em Campinas, é necessário levar ao local de vacinação documento com foto, CPF e carteira de vacinação (se tiver).
Moradora de Campinas recebe dose da vacina bivalente contra Covid-19
Adriano Rosa
Quem pode tomar a dose?
A vacina bivalente contra Covid-19 é aplicada em quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer — como esquema primário ou como dose de reforço — há pelo menos quatro meses desde a última dose.
Podem ser vacinados:
a partir de 18 anos: todas as pessoas.
a partir de 12 anos:
pessoas imunocomprometidas
pessoas vivendo em Instituição de Longa Permanência
indígenas
população ribeirinha
quilombolas
Gestantes e Puérperas (até 45 dias após a data do parto).
Trabalhadores da Saúde:
– Pessoas que trabalham em estabelecimentos de saúde. Exemplo: hospitais, clínicas, ambulatórios, serviços de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.
– Inclui os trabalhadores de apoio. Exemplo: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores etc.
– Inclui cuidadores de idosos, doulas/parteiras, estagiários ou residentes das profissões das áreas de saúde que estão atuando nos serviços de Saúde e o estudante da área da saúde que estiver prestando atendimento na assistência dos serviços.
– OBS: inclui um familiar diretamente responsável pelo cuidado de uma pessoa gravemente enferma ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado. Neste caso, importante esclarecer que não estão inclusos todos os familiares, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado ponto.
Pessoas com comorbidades a partir de 12 anos. Clique aqui e veja a lista das comorbidades na vacinação contra a Covid-19
Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos)
População privada de liberdade (a partir de 18 anos)
Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos)
Funcionários do sistema de privação de liberdade
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.