Confira funcionamento de serviços de atendimento a mulheres vítimas de violência durante o carnaval


Haverá postos especiais no Recife e em Olinda nos dias de folia. Stand montado na Praça do Arsenal presta atendimento de quarta (7) a terça (13)
Juliana Amara
Durante o carnaval, os serviços de atendimento e orientação às mulheres em situação de violência ganharão reforço com ações e stands montados em pontos estratégicos na folia. No Recife e em Olinda, haverá equipes de prontidão para atender e auxiliar as vítimas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Em Olinda, a partir da quinta-feira (8), haverá um posto do Centro Especializado de Atendimento à Mulher na Praça do Carmo, um dos polos do carnaval da cidade. Nesse local, haverá advogados, assistente social, psicólogo, guarda feminina e Delegacia da Mulher.
No Recife, o atendimento começa na quarta-feira (7), na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, num espaço da Secretaria da Mulher do Recife. Lá, haverá uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, advogada e assistente social do Centro de Referência Clarice Lispector.
As equipes vão ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante a folia. O atendimento é até terça-feira (13), das 16h à 2h.
Além do atendimento no Bairro do Recife, a sede do Centro Clarice Lispector, em Santo Amaro, funcionará 24h durante o carnaval com uma equipe em regime de plantão.
O Centro Clarice Lispector localizado no bairro do Ipsep, na Zona Sul, funcionará das 7h às 19h durante as festividades. Já o serviço telefônico gratuito de orientação vai funcionar 24h, pelo WhatsApp (81) 99488-6138.
Também é possível conseguir atendimento nos telefones da Ouvidoria da Mulher 0800.281.81.87, o 190 Mulher, da Polícia Militar, e o 180, que é a Central de Atendimento à Mulher.
Para dar suporte às ações do Centro de Referência, a Brigada Maria da Penha também estará no stand da Praça do Arsenal, encaminhando mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, se for necessário.
Ainda dentro das iniciativas da Secretaria municipal, haverá o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher no polo Ibura, com funcionamento das 18h até meia-noite, durante o carnaval.
Nos polos descentralizados do carnaval, equipes volantes vão realizar blitz educativa reforçando as informações sobre os serviços de atendimento à mulher, além da distribuição do Manual de Como Não Ser um Babaca no carnaval, que ajuda a desconstruir comportamentos machistas naturalizados na sociedade.
Já no Galo da Madrugada, que acontece no Sábado de Zé Pereira (10), a Secretaria da Mulher de Pernambuco levará às ruas três equipes que irão distribuir tatuagens com as frases “Não é Não” e “Tem Que Respeitar”, leques e cartilhas com a campanha de enfrentamento a violência contra a mulher.
As equipes ficarão localizadas ao longo do desfile do Galo da Madrugada (na Avenida Sul, Estação Central do Metrô e ao lado da Delegacia Móvel da Mulher, na Rua da Aurora), que contará também com um trio elétrico da secretaria estadual com atrações exclusivamente femininas.
Ao todo, serão distribuídas 750 mil cartilhas em todos os 184 municípios do Estado, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Nas cidades que acontecem prévias ou festas de carnaval, serão entregues 200 mil tatuagens temporárias e 750 mil leques com orientações onde as mulheres podem buscar ajuda em caso de violência.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.